Cristiano Mariotti

domingo, 30 de dezembro de 2012

FELIZ 2013.UM NOVO RUMO DA NAU VASCAÍNA.

Olá queridos amigos e parceiros do nosso blog e amado time Vasco da Gama.
Venho escrever para agradecer a todos que por meio direto ou indireto nos ajudaram a crescer neste ano de 2012 e vão nos ajudar mais ainda em 2013,pois,em ai um novo rumo para o nosso clube com mais u recomeço.E isso mesmo,recomeço,é assim que devemos ver o ano de 2013 para o Vasco e sua diretora.Com os erros deste ano,parece que temos um Vasco mais pé no chão,e cabe nós Vascaínos de verdade apoiar no clube mais uma vez.Esperamos que esse novo rumo da nossa nau seja repleto de conquistas e alegrias para toda nossa torcida.

Agradecimentos.
Gostaria em nome de nosso Blog,agradecer aos nosso parceiros www.sodavasco.radio.br e counistas Mauro Bremer @MauroBremer, Mauro Segadas @Vascojuve,Cesar Augusto Motta @rasecmotta11,CarlosGregório @carlosgreg, e Luizinho Almeida, além de alguns colaboradores que nos ajudaram co informações e coisas mais.
Em particular aos nossos colunistas que se não fosse eles esse blog não teria crescido.

FELIZ 2013.
Queremos desejar a todos os nossos leitores e seguidores um FELIZ 2013 e como muitos gols e vitórias Vascaínas e títulos.
SAUDAÇÕES VASCAÍNAS.

VASCO SEMPRE NO CORAÇÃO. José Carlos Prata. Mais que um torcedor,Um Vascaíno.@JCPRATA_01

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Adeus ano velho

Bom dia, amigos.

Estamos chegando ao fim de 2012, um dos mais complicados para o nosso Vasco. Começamos a temporada empolgados, estamos terminando ligeiramente temerosos, mas sempre com a esperança de que coisas boas surgirão em breve.
Sei que, no momento, o torcedor tá interessado é em saber que jogadores virão pro nosso clube para a próxima temporada. Não poderia ser diferente, né?

Estamos perdendo boa parte do grupo que conquistou a Copa do Brasil em 2011 e teremos que começar um trabalho praticamente do zero.
Muitos jogadores chegarão e a comissão técnica terá pouco tempo para montar um time. O elenco se reapresenta no dia 3 de janeiro e o primeiro jogo do campeonato carioca já é dia 19.

Daquele time campeão há menos de dois anos atrás, apenas Dedé e Felipe devem continuar. Éder Luis ainda é uma incógnita, assim como o Nilton, que entrou na justiça recentemente contra o clube.
Incrível, não?
Ah, me esqueci do Felipe Bastos... Mas esse é café com leite. Nem conta!!

A reformulação atual me lembra muito a ocorrida para a temporada de 2009, quando disputamos a nada saudosa Série B. Começamos aquele ano com apenas 8 jogadores no elenco.
Mas confesso estar esperançoso e impressionado com o trabalho feito pelo René Simões. Aliás, acredito que ele esteja surpreendendo muita gente.

Quando foi anunciada sua contratação, vi e ouví muitos dizendo que ele não era diretor-executivo, que seria um grande erro colocá-lo no cargo.
Pois é, amigos. O que estamos vendo diariamente é o René viajando, se movimentando bastante em busca de soluções para os nossos problemas. Se falta dinheiro para investir na aquisição de jogadores , alternativas são criadas, como, por exemplo, os troca-trocas.
Tô gostando muito do que tem sido feito até o momento.

Existem negociações em curso, além das já finalizadas. Esta semana o torcedor vascaíno vibrou ao saber da saída daquela mala chamado Alecsandro. Em contrapartida receberemos o bom volante Fellipe Soutto e o esforçado atacante Leonardo. Gostei do negócio, de verdade.
Agora o clube está bem perto de contratar o Zé Love, atacante que jogou no Santos, e o Willians, que fez sucesso com a camisa do nosso arquirrival Flamengo.

Acho que o Zé Love poderá nos ajudar bastante. Pode não ser um primor tecnicamente falando, mas tem muita disposição, alguma qualidade e sabe finalizar. Se movimenta muito também.

Quanto ao Willians, sou fã de carteirinha do cara. Sei que tem um problema crônico no passe, mas poucas vezes vi alguém desarmar tão bem quanto ele. Além disso, corre o campo todo, não tem bola perdida.
E essa historinha de que, por ter passado rubro-negro não pode jogar no Vasco, é ridículo.
Tomara que ambos sejam anunciados oficialmente em breve.

Outra contratação confirmada é a do goleiro Michel Alves. Tenho pouco a falar sobre este jogador. Lembro dele quando jogava no Juventude. Este ano também assisti algumas partidas pelo Criciúma, mas nada que chamasse a atenção.
Bom, que tenha muito sucesso e feche o gol.

Acho que montaremos um bom time para 2013. Pode não ser o dos sonhos do torcedor, mas dará muito trabalho aos adversários.

Amigos, é isso.

Desejo a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com muitas coisas positivas. Espero que possamos comemorar muitas vitórias em 2013.

Um grande abraço e Saudações Vascaínas.

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coluna Cesar Augusto Mota- Dezembro sombrio


Olá amigos, sei que a cada semana e dia só nos deparamos com notícias ruins e falta de  novidades para nosso amado Vasco, é uma situação desanimadora e preocupante, e parece que 2013 será um ano difícil.
Após a saída surpreendente de Fernando Prass segunda-feira passada, Auremir foi mais um a procurar a Justiça e se desvinculou do clube, e ontem vimos que Nílton tomou o mesmo rumo.
São situações chatas, constrangedoras, mas os jogadores estão no direito de procurarem seus direitos, e tudo aconteceu porque a diretoria abriu brecha para essas atitudes, bastam 3 meses de atraso em FGTS ou direitos de imagem para um atleta entrar com ação e exigir rescisão unilateral de contrato. Sabiam que isso podia acontecer, tendo em vista a asfixia financeira pela qual o Vasco está passando, e não conseguiram honrar os compromissos que a instituição tinha com os jogadores.
E essas atitudes, de procura pelo Judiciário para obtenção de quebra de contrato, além de demonstrarem incapacidade e descontrole de quem comanda o Gigante, nos faz perceber também que esses jogadores não queriam ficar no clube,e pudera, trabalhar sem receber é complicado, a desmotivação era enorme  e na visão desses profissionais não havia perspectiva de melhora no quadro financeiro do Vasco, um  verdadeiro caos, nem o vale-transporte os funcionários recebiam, por isso faltavam ao trabalho.
Para piorar, foi confirmada a ida do Reizinho da Colina para o futebol dos Estados Unidos, e isso fez a torcida ficar bem dividida, alguns desejando boa sorte e manifestando saudades de Juninho, já outros o chamando de traíra e se sentindo decepcionados.
A meu ver, Juninho não traiu o clube e torcida, ele aguardou por 1 mês uma solução a ser apresentada pelo Vasco quanto a quitação de salários atrasados de todos no clube e um planejamento consistente e com garantias financeiras para a montagem de uma equipe forte para 2013, mas os dias e semanas foram passando e nada de soluções. Uma alternativa encontrada pelo departamento de futebol foi a de bancar somente os salários do Reizinho com a ajuda de investidores, mas isso não agradou o nosso eterno camisa 8, e ontem foi noticiado o que muitos já imagivavam, inclusive eu, do acerto com o New York Red Bulls, equipe do francês Thierry Henry.
Há quem diga que Juninho saiu por questões financeiras, mas não vejo assim, ele tem uma filha que estuda nos Estados Unidos e ele aceitou jogar num país sem tradição no futebol mais pensando na família que propriamente em ganhar dinheiro, temos também de ver isso, a questão familiar. E tudo o que Juninho pediu nesse fim de ano aos dirigentes do Vasco foi pensando nos ex-companheiros dele e funcionários, se estivesse preocupado exclusivamente com seus ganhos teria aceitado o que a direção vascaína o propôs, e Juninho foi até seu limite, não podia mais esperar e havia também o aguardo dos norte-americanos por sua resposta à proposta de jogar na Major League Soccer. Só tenho a agradecer por tudo o que Juninho fez, suas jogadas, gols, empenho, raça e títulos, que seja muito feliz no exterior, e se algum dia quiser voltar, certamente a nação vascaína o receberá de braços abertos.
Corremos ainda risco de perder mais atletas, seja por negociações, ou por rescisão nos meios judiciais, e apostar na base passou a ter peso ainda maior. Porém, Marlone, Jhon Cley, Luan, Romário e outros que venham a jogar ano que vem não podem ser considerados soluções, e jogar tudo nas costas deles poderia queimar cada um e o ambiente ficar ainda pior.
E se os dirigentes enxergassem que se todos trabalhassem somente em favor do Vasco e o clube contasse com pessoas não ligadas a seguimentos políticos e com profissionais capacitados, nosso clube seria imbatível, um novo modelo de gestão é necessário, o profissionalismo é urgente, não há mais espaço para oportunistas e amadores, Vasco não merece, não precisa disso.
E precisamos ver que o Vasco é maior que qualquer crise, bem como todo jogador que passa, para eles é momento, mas Vasco é uma vida para nós torcedores, precisamos abraçar essa equipe, pegar a época da série B como exemplo e nunca abandoná-lo, nosso clube precisa da gente mais do que nunca.
 
Mensagem final
 
A equipe Gang do Bacalhau, parceira da Rede Só dá Vasco, e composta por mim(Cesar Augusto Mota), José Carlos Prata, Mauro Bremer, Mauro Segadas, Carlos GregórioJúnior, Raimundo Almeida  e Luizinho Almeida quer agradecer a todos pelo apoio dado este ano e desejar um Feliz Natal e um 2013 com saúde, paz, felicidade e que venha o sucesso para todos nós, inclusive para nosso Vasco, que essa tempestade passe logo e que o Gigante volte a se levantar, caído sim, morto nunca!
 
Cesar Augusto Mota
@rasecmotta11
 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PODEMOS ESPERAR UM BOM ANO?

Olá, amigos!
 
Infelizmente, as más notícias continuam. A semana começou literalmente quente na Colina Histórica, com anuncio das saídas de Nilton e Juninho Pernambucano. O primeiro por conta dos salários atrasados a mais de três meses (o terceiro jogador a “adotar” este procedimento). Para quem não sabe, qualquer jogador pode pedir sua rescisão contratual, após comprovar atrasos salariais durante este período. Já o Reizinho acertou sua transferência para os Estados Unidos, irá defender o New York Red Bulls na “DISPUTADÍSSIMA” MLS. A Diretoria Vascaína disse ser “pega de surpresa” com o anuncio do craque, mas eu, confesso que nem um pouco. Já imaginava isso, tanto que escrevi isso na coluna anterior.
 
Não me engana!
Para quem acha que Juninho saiu apenas pelo “projeto” dos americanos, ou, a falta dele no Vasco, pode começar a repensar suas ideias. O dinheiro que irá receber, aliado ao fato de sua filha estudar na terra do Tio Sam com uma qualidade de vida excepcional, certamente foram fatores preponderantes para sua decisão. Se fosse tão grande seu amor pelo Clube, declarado tantas vezes, teria ficado no Vasco. Ou até vindo para disputar a Série B do Brasileirão, na época. Propostas salariais foram feitas (respaldo financeiro de um patrocinador único para ele) para continuar jogando até o fim de 2013. Há quem diga que após encerrar a carreira, poderia se tornar dirigente na Colina. E você, o que acha?  
 
Mais alguém?
Acredito que Dedé também não deva continuar. Informações dão conta que o Corinthians está disposto a tê-lo, dinheiro para isso certamente não faltará. Porque aposto no Timão? A recente conquista do Mundial de Clubes, um calendário repleto de boas competições e a Copa das Confederações, ano que vem aqui no Brasil, certamente pesarão para o ídolo. Não esquecendo, claro, que o assédio de clubes europeus será igualmente forte.
 
E o que nos resta?
Trocas de jogadores com outros times é o que mais vai rolar. Palmeiras parece acenar uma “joint venture” com o Vasco, irão oferecer Maikon Leite, João Vitor e até Daniel Carvalho teve seu nome cogitado. O Galo Mineiro também pode entrar nessa, há interesse em Alecsandro e na contra partida, oferecem Neto Berola. Como diz minha mãe, oremos!
 
Garotada.
Uma coisa é certa, veremos muitas caras novas no elenco principal em 2013. Não necessariamente contratações, mas sim a garotada da base.    
 
Especulações!
Continuam a todo vapor,  como um Trem Bala! Desculpem, mas não pude resistir ao trocadilho. Renan do Botafogo, Clemente Rodríguez do Boca, Hugo do Sport e Renê Junior da Ponte são algumas das comentadas. Renê Simões viajou a Curitiba e Porto Alegre tentando buscar alguns outros nomes, Dátolo do Inter parece ser o mais cobiçado. É esperar pra ver!
 
Sinceros Votos.
Com esta coluna, encerro 2012. Agradeço imensamente a Família Gang do Bacalhau por oportunizar este espaço, criar novos amigos e expor minhas opiniões.
Feliz Natal e um excelente Ano Novo.
Abraços e até 2013!
 
Mauro Bremer – @maurobremer

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Será preciso ter MUITA paciência

Boa tarde a todos.
É com imenso prazer que começo a escrever aqui neste ótimo Blog. Fiquei lisonjeado com o convite feito pelo Mauro Bremer e pelo José Carlos Prata.

Amigos, as notícias que surgem não são nada animadoras. Infelizmente o Vasco terá que dar um ou dois passos pra trás para que, em 2014, quem sabe, volte mais forte. Sei que é muito difícil o torcedor entender esse tipo de coisa, mas não há outra alternativa. Estamos numa situação financeira caótica.
A torcida terá que ter muita paciência e apoiar o time que será montado. O fato, de certa forma positivo, é que, neste primeiro semestre, teremos apenas o Campeonato Carioca a disputar. Não jogaremos as fases preliminares da Copa do Brasil. Já entraremos nas Oitavas de Final, já que fomos beneficiados com o título do São Paulo na Copa Sulamericana.

Digo de certa forma, pois não vejo grande vantagem nisso, afinal, os adversários dessas fases preliminares, geralmente, são times fraquíssimos. Esses jogos são bons para se testar jogadores que têm poucas oportunidades. Além disso, o torcedor das outras regiões do país perde a chance de ver seu clube do coração de perto. Acho bacana ver os estádios no Nordeste, Norte lotados. Tem muita gente que torce pro Vasco nestes lugares. Mas...

Aguardemos as definições e rezemos para que a diretoria resolva essa questão das penhoras o mais rápido possível.

Cada um fala uma coisa

Tem me incomodado o fato de cada dirigente no Vasco falar uma coisa. Parece que eles não sem comunicam entre si.
Num dia o VP Jurídico diz algo. No outro, o VP de Finanças desconheço tal fato ou diz outra coisa totalmente diferente. Não existe uma sintonia nos discursos.

A novidade de hoje foi a entrevista do VP de Futebol do Palmeiras que, durante a apresentação do Fernando Prass, disse que nenhum jogador de lá virá para o Vasco. Ou seja, pelo andar da carruagem, ficaremos de mãos abanando mesmo.

A informação da diretoria vascaína não era de que viriam dois jogadores do clube paulista? O próprio Prass não disse em nota oficial de que o Vasco seria recompensado de alguma forma com a sua saída? Fiquei sem entender, e pelo jeito, as pessoas no Vasco também.

É isso, amigos.

Tenham todos um bom final de semana!
Saudações Vascaínas!

Força Vascão!!

Abraços

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve








quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FUTURO ? Por José Carlos Prata

Olá amigos Vascainos e Vascainas,e o ano se acabou para o futebol do Vasco com saldo positivo se pensarmos bem. Com o desmanche de um time inteiro e ainda ficamos em 5* lugar no campeonato é lucro.Mas agora o que será do nosso futuro com toda essa situação em que passa o nosso clube? Não vejo perspectivas de nada,mas também não deixo de acreditar em melhoras,pois, o Vasco é gigante e acho que pode reverter tudo isso ainda.A diretoria parece que vem percebendo seus erros e tentando melhorar o padrão com a volta de R. Gomes e René Simões na diretoria.Particularmente acho que se não contratarem quem joguem pouco vamos ter de melhoras,afinal é em campo que se tem as vitórias e o retorno de tudo.Espero que nosso futuro seja bem melhor que nosso presente,e que os Vascainos de verdade se unam para um Vasco forte e vencedor.

Prass.
O goleiro F. Prass voltou para sua serie favorita e de onde não deveria ter saído.Negociou com o Palmeiras e foi jogar a serie B e talvez só a primeira fase da libertadores,pois,não se vê um grande ano para o Verdão também,pois lá como cá a política derruba o clube.

Novo Colunista.
O nosso blog agora além de Mauro Bremer,Cesar Augusto Motta,Carlos Gregório, José Carlos Prata e Luizinho Almeida como colunistas tem  a honra de anunciar o irmão Mauro Segadas como mais novo integrante do time de colunista do Gang do Bacalhau Vasco e lhe dá as boas vindas.

Parcerias.
E o grupo SÓ DÁ VASCO vem crescendo cada vez mais,além @IncondicionalmenteVasco,@WEBVASCO,@GANGDOBACALHAU,2MITOSDACOLINA,@TORCEDORVASCO,agora também temos @VASCALINDAS, @RÁDIOVASCO e @PGMSODAVASCO,todos com facebook e twitter,e também a fan page do progranma SÓ DÁ VASCO.Venha curta,siga e concorra a vários prêmios para vc.

2013.
Desde já desejo a todos um feliz Natal e um ótimo 2013 a todos nós Vascainos de corpo e alma.
SAUDAÇÕES VASCAINAS. O VASCO É MAIOR QUE TODOS.

José Carlos Prata @JCPRATA_01

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Coluna do Mauro Bremer

Chega logo, 2013!
Olá, amigos!
Até o início das competições oficiais, como o Campeonato Carioca de 2013, contra o Boa Vista e ainda sem data definida pela FERJ, ficaremos sem poder ver o time principal. Os assuntos dominantes no momento são o Mundial de Clubes FIFA e a quebra do recorde de gols numa temporada, pelo Argentino Lionel Messi. Gosto muito de futebol e sem despeito algum, confesso a vocês, não aguento mais!
Só para cornetar.
Agner, o Tanque, jogador da categoria chupetinha Cruz-Maltina, já fez mais de 100 gols no ano...ao menos o Globo Esporte registrou.
Semana conturbada.
A última semana no Clube foi tumultuada, o que já tá virando uma rotina. A bomba da vez certamente foi a saída do jogador Romarinho a qual causou toda ira de seu Pai, o ídolo Romário, pelas redes sociais. Romário, que eu considero um dos maiores atacantes do futebol mundial, ao menos dos que vi jogar, declarou que “torceria contra o Vasco em todos os jogos” da categoria Sub-20, além de achincalhar Sorato e o mandatário da Colina. O resultado? uma avalanche de mensagens no Twitter repudiando a atitude do ex-jogador. Eu fui uma delas. Do lado dos torcedores a resposta foi imediata, a maioria pedindo a derrubada de sua estátua em São Januário. Aí já não concordo. Que nos sirva de lição antes de conceder tal homenagem a um jogador, ainda mais para quem já vestiu outras camisas. 
No mais, lamentável sua atitude como Pai e principalmente como Homem. Existem um limite para tudo e para todos.
O pagamento de parte dos salários dos atletas e funcionários também renderam bons comentários e, segundo informações, somente o zagueiro Dedé recebeu integramente. Seria esta uma estratégia para mante-lo no Clube?
Novela.
A renovação de contrato com Juninho Pernambucano parece estar chegando ao seu final. Bem ao estilo “Quem matou Odete Reutmann”, continuo apostando que ele não fica. Não percam os capítulos finais!
100% garantido.
Até o momento, o lateral direito Elsinho e o meia Thiaguinho estão confirmados para a temporada 2013. Elsinho eu conheço, tive a oportunidade de acompanhar de perto suas atuações no Figueira. Não será desta vez que esqueceremos Fagner, mas é uma boa aposta. Já Thiaguinho, jovem atleta vindo do Cruzeiro, foi confirmado ontem a noite (10/12) por René Simões. Quem noticiou em primeira mão foi o amigo Carlos Gregório Jr. em seu Twitter. Espero que tenhamos bem mais para comemorar no ano novo.  
Baixa de última hora.
Ontem a noite, enquanto finalizava a coluna, fui surpreendido pelo anúncio da saída de Fernando Prass. O jogador entrou na justiça solicitando rescisão contratual já que seus salários estariam três meses atrasados. O destino deve mesmo ser o Palmeiras.
Prass não escondeu a insatisfação em não estar grupo que recebeu salários (ou parte) na sexta. Idolatrado por alguns e contestado por outros, a verdade é que este veio para ser o Camisa 1 da Colina em um momento de reestruturação do time, aceitou trocar os salários em euros para disputar a 2a. Divisão e no meu entender, honrou a camisa nos quatro anos que defendeu o Clube.
Mais problemas
Informações dão conta de que Edmundo também entrará na justiça nesta terça feira (11/12), por conta do atraso de três meses em um acordo firmado ainda na época de Eurico Miranda. Vida fácil da atual presidência? 
Pedido para Papai Noel.
Com uma ponta de inveja, bem verdade que positiva, acompanhei a inauguração da Arena Grêmio, no sábado. Determinação, vontade e união de forças fizeram com que tão grandiosa obra fosse realizada em pouco mais de 2 anos. Espetacular o trabalho realizado pela Diretoria daquele clube. Vou escrever uma cartinha para o bom velhinho pedindo uma também, vai que ele me atende!
Abraços amigos e até a próxima! 
Mauro Bremer – @maurobremer

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Que venha 2013!

 
Olá Amigos.
 
Chegamos ao final das competições oficiais em 2012, alcançando o 5° lugar na classificação geral. Diante de tudo que passamos no decorrer do ano, considero boa nossa participação. Alguns irão me dizer que estou me contentando com migalhas, mas não é isso. Minha opinião é baseada apenas olhando a tabela e a colocação de alguns clubes que, com muito mais investimentos (principalmente em jogadores e comissão técnica), terminaram o ano pior que nós!       
Agora é chegada a hora das tradicionais peladas de final de ano, jogos beneficentes, confraternizações, praias e, claro, férias.
Entraremos na fase das reformulações e contratações para compor o elenco do próximo ano, sobretudo para o Estadual. Junto a isso, virão também as fantásticas e mirabolantes especulações (quem fica, quem vem, quem vai...), inclusive as minhas!
 
O primeiro passo do Presidente está sendo em “tentar” arrumar a casa. Após o retorno de Ricardo Gomes, agora atuando como Diretor Técnico, o Gigante apresentou oficialmente nesta manhã René Simões, que ocupará o cargo de Diretor Executivo. Compondo o time, Daniel Freitas ainda permanece como Diretor de Futebol e Gaúcho como Técnico. 
O Vice Jurídico, Aníbal Rouxinol, acena com boas perspectivas em fechar patrocínio com uma montadora de automóveis. Segundo ele, uma outra empresa, do ramo de material esportivo, também estaria interessada em patrocinar o Time. Torçamos para que se concretize, afinal de contas, neste quesito, o ano foi terrível.  
 
Os constantes atrasos nos salários e os direitos de imagem pendentes, deixam o Clube numa situação bastante desfavorável em atrair e até mesmo manter jogadores. As baixas serão significativas e ao que tudo indica, Juninho Pernambucano, o maior ídolo Cruz Maltino na atualidade, não deve mesmo permanecer na Colina Histórica. O destino provavelmente será os EUA. Além de JP, acredito que Alecsandro e Prass também irão sair, além é claro dos que já pegaram a Barca. Também não pode ser descartada a utilização de alguns jogadores como moeda de troca. Acredito que grandes contratações somente para disputa da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.  
 
 
Por tudo que passamos este ano, sobretudo no lado financeiro, tenho uma grande dúvida e gostaria da opinião de vocês, caros torcedores:
Porque somente nossas contas são bloqueadas? 
 
Abraços e até a próxima! 
Mauro Bremer – @maurobremer

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Coluna Cesar Augusto Mota- Vitória honrosa

Saudações vascaínas, ontem foi a última rodada do Brasileirão 2012 e nosso Vasco terminou com uma grande vitória de 2 a 1 contra o campeão Fluminense, e encerrou a competição em 5º lugar e com um prêmio de R$ 1,4 milhão da CBF, importante num momento em que as finanças precisam ser acertadas.
Tudo bem que o jogo não atraiu tanta gente, seja no Engenhão ou para acompanhar na televisão, mas o triunfo era importante para o Vasco terminar numa posição melhor que se encontrava e para amenizar o ambiente ruim pelo qual o clube passa, já pra o Fluminense ganhar a partida significava quebrar o recorde de pontuação na história do Campeonato Brasileiro, marca que São Paulo conseguiu em 2006, com 78 pontos. Esse feito persistirá pelo menos até o ano que vem.

Quanto ao jogo, uma partida chata no primeiro tempo, ambas as equipes muito fechadas, excessivos erros de passe e poucas finalizações certas ao gol. Parecia um jogo de compadres, o empate parecia ótimo para os dois, mas após o atacante Samuel perder um gol incrível, com o zagueiro Douglas tirando de cabeça em cima da linha, o Vasco acordou e jogou com mais intensidade nos 20 minutos finais de jogo. Foram 2 gols de Éder Luis, nosso Chico Bento, que espantou a zica, não marcava há 5 meses, desde a vitória de 3 a 2 sobre a Ponte Preta, ainda no primeiro turno. Como disseram o técnico Gaúcho e o zagueiro Renato Silva, vitória foi honrosa, tendo em vista tudo o que o Vasco passou na temporada, a última impressão foi boa, mas muita coisa precisa mudar para ano que vem.

Fim de ano chegou, é momento para corrigir os inúmeros erros que a diretoria cometeu, e pensar em dispensas, contratações e, principalmente, colocar a folha salarial de atletas e funcionários em dia.  Precisamos de boas notícias, estivemos num ambiente demasiadamente conturbado, com brigas políticas, atrasos salariais, negociações de atletas importantes, saídas de dirigentes e declarações na imprensa de jogadores insatisfeitos com a situação do clube, principalmente do Reizinho da Colina, que pode parar no futebol norte-americano ano que vem. Chega de crise, que venha um Vasco forte em 2013 e uma temporada vitoriosa, o clube e a torcida mais apaixonada do universo merecem!

 Cesar Augusto Mota
@rasecmotta11