Cristiano Mariotti

sábado, 7 de setembro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-A difícil busca pelo equilíbrio



Olá, amigos vascaínos!

A palavra para o momento que vive o Vasco no Campeonato Brasileiro: oscilação. Em alguns jogos vemos a equipe ir bem, e não chegar ao resultado almejado, em outros nos deparamos com atuações preocupantes e o resultado positivo.  No caso do jogo contra o Náutico, valeu pelo segundo tempo, pois no primeiro foi um primeiro tempo preguiçoso e sem inspiração. Comentemos a seguir.

Campeonato Brasileiro

Os principais problemas do Vasco bem sabemos, são defensivos, e não é só o goleiro que não passa confiança, temos uma zaga temerárias e não há proteção a esses jogadores de defesa. Contar com Cris e Wendel na proteção é dose para elefante, o segundo já teve atuações melhores, mas hoje não é mais o mesmo. Já o primeiro, esse já falou 3 vezes em 5 partidas e não sabemos o que ele ainda faz na equipe para ser mantido titular.  Dorival aposta na experiência e acredita que ele possa ser útil, mas colocar um atleta fora de ritmo de jogo e com sérias limitações técnicas desde o começo de um jogo é pedir para tomar gol.

Outra falha é na marcação, está mais frouxa, nossos jogadores dão espaços para os adversários pensarem e finalizarem, não pode acontecer isso, foi o que aconteceu contra o Cruzeiro, que aproveita muito os chutes de fora da área, e nosso goleiro tem apresentado deficiência em chutes de longa distância.

Além disso, outro ponto preocupante está na criação, Juninho não pode atuar em todos os jogos e quando cabe a Pedro Ken o papel de articular jogadas, se enrola com a bola, é lento para voltar e ajudar na marcação e não consegue desarmar, perdemos muito quando ele entra em campo.

Falando um pouco do jogo de ontem, constatamos o que disse anteriormente, com Wendel e Pedro Ken é como se entrássemos com 2 a menos, e com as entradas de Dakson e Juninho o time ganhou outra vida no segundo tempo. A primeira etapa foi sofrível, o Vasco estava desarrumado, quase não ameaçou o gol do Náutico e quase teve a defesa vazada mais uma vez, mas a trave salvou o goleiro Diogo Silva.

A torcida caiu em cima de Dorival Júnior ao colocar Juninho no banco contra o Náutico, mas o próprio jogador havia dito que não tinha condições de atuar por 90 minutos e que preferia jogar por somente um tempo de jogo. Foi até melhor, pois ele não foi bem contra o Cruzeiro e precisava de um descanso, e talvez Juninho não tivesse um desempenho tão bom se tivesse atuado em todo o jogo. Dakson teve participação decisiva, deu passe para um dos gols e foi mais efetivo Pedro Ken e mais uma vez vimos os jovens Willie e Marlone fazerem bonito.

Como falei anteriormente, mas forma gratas surpresas esses dois jogadores. Marlone já é do Vasco, cria da base, mas não tinha oportunidade, e quase foi emprestado na época de Paulo Autuori, Willie foi uma aposta e chegou sem alarde, e em 4 jogos já fez 3 gols, uma boa média para quem acabou de chegar e desconhecido. Caso continue jogando bem, valerá o esforço para manter Willie no clube, e Marlone, com uma sequência de jogos como titular e jogando como sabe, partindo para dentro e com seus bons dribles e chutes, tem tudo para se firmar de vez no clube de coração. É seguir o trabalho que vai dar certo, tanto para Marlone como para Willie.

Reformulação

Esta semana vimos Maicon Assis se desligar do Vasco e partir para Portugal, rumo ao Trofense. O jogador não teve muitas oportunidades no profissional, e que possa ele ter melhor desempenho e faça sucesso em sua carreira. Além dele, Renato Augusto pode ser mais um a sair do clube, assim como Guilherme Morano. É o processo de enxugamento no elenco que vai sendo feito, antes 43, agora são 34 atletas no grupo profissional, número ainda alto no Vasco.

Como o time ainda está sendo ajustado e não há tantas opções no mercado, utilizar atletas da base passará a ser mais frequente, ainda mais com o sucesso dos meninos na Taça BH. O goleiro Jordi e o meia Jhon Cley, este já tendo atuado no profissional, mais adiante devem ter oportunidades, e são atletas de boa cabeça, sabem que precisam trabalhar com humildade e pés no chão e esperar a hora certa. Além dele, temos Guilherme Costa, Marquinhos e Baiano, sem contar com um atleta do juvenil e que vem arrebentando, Renato Kayser. Este pode ter uma boa trajetória, isso se não for vendido cedo para a Europa, e sem esquecer dele, Matheus Índio.

Após um período tenebroso, o Vasco voltou a mostrar bons valores, e se forrem feitos os devidos investimentos, mais valores surgirão e pode o Vasco também ser beneficiado em futuras negociações.

Mas o Vasco terá muito trabalho, há muitos empresários em São Januário e o clube não tem alto poder aquisitivo e de persuasão para manter seus valores feitos em casa.

Punição no STJD

Foi absurda a punição aplicada pelo STJD ao Vasco por conta dos tumultos em Brasília. O jogo era do Vasco, o clube alertou os torcedores sobre os riscos, a empresa responsável organizou o jogo, mas do nada chegaram vários pseudo-torcedores e transformaram um espetáculo num campo de guerra. O que os vascaínos fizeram foi se defender, não podiam aceitar aquilo e nada fazerem, mas houve uma falha grosseira da empresa em não se atentar para a divisão nas arquibancadas e também o total despreparo da Polícia Militar do Distrito Federal.

Encerramento

Nesse domingo teremos uma prova de fogo. Contra o Atlético Paranaense, vice-líder, o Vasco tentará a segunda vitória seguida e subir um pouco mais na tabela, mas o jogo será contra uma equipe que está a 11 jogos sem perder e que vem numa enorme crescente. Fez a diferença descartar o estadual no início do ano e se preparar para o Campeonato Brasileiro, vemos o Atlético mais inteiro comparado aos adversários. Não é uma equipe brilhante, mas é bem organizada e com disciplina tática, todo cuidado é pouco.

Obrigado a todos, enquanto a torcida não for impedida de entrar em São Januário para ver os jogos e empurrar o time, que cada torcedor vá e faça sua parte, cante, grite,incentive, e critique no final das partidas. Bom jogo e ótimo fim de semana a todos!

 Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário