Cristiano Mariotti

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Uma teimosia que pode nos custar muito caro



Amigos, bom dia.

Não vou me alongar muito nesta coluna de hoje. Serei mais direto. Aliás, isso aqui será mais um desabafo do quem um texto equilibrado.
Se o nosso treinador continuar a repetir as cagadas que tem feito, teremos um fim de ano tenso.
Sua insistência com certos jogadores já chegou ao limite. Ninguém agüenta mais ver Diogo, Cris, Yotun, Wendel, Soutto, Ken e Edmilson neste time. NINGUEM.

Se é para apostar em algo, que seja na molecada. Tá na cara que estes infelizes nos levarão para o buraco.
Temos a pior defesa deste Brasileiro, amigos. Vocês sabiam que NUNCA um time que teve a pior defesa conseguiu escapar da segundona? Pois é. E o mais impressionante é que NADA é feito para mudar este quadro. O “goleirão” é uma piada; Cris não existe; Yotun é uma avenida; Na proteção à zaga, Abuda caiu muito de rendimento; Felipe Soutto pode ser tudo, menos volante; Wendel ainda não descobriu sua função em campo e Pedro Ken se pergunta até hoje como se tornou jogador de futebol.
Edmilson virou xodó do técnico e Tenório tem uma séria dificuldade com a bola.
O que fazer diante de tamanha teimosia?

Na minha opinião, a resposta é: SIMPLIFICAR. Mas esta palavra não faz parte do vocabulário do Sr. Dorival Jr. Todo jogo tem uma invenção, uma nova bobagem. Impressionante.

Quarta-feira perdemos para a Portuguesa. Derrota que dá para colocar 100% na sua conta. Barrou Henrique, inventou um meio de campo com Abuda, Wendel e Soutto e errou em TODAS as substituições.
Ontem contra o São Paulo, resolveu insistir com o tal Felipe Soutto. O infeliz conseguiu errar TUDO. Todo mundo sabe que este rapaz não marca ninguém e tem um índice elevado de passes errados. Tava evidente que não ia dar certo. Só o Dorival não enxergava o óbvio.
Ainda no primeiro tempo do jogo, tomamos um gol onde o próprio Soutto permitiu que o zagueiro são paulino subisse sozinho e testasse no ângulo do “goleirão”.

Desesperado, nosso treinador tirou Abuda e Willie no intervalo e lançou Reginaldo e Dakson. Começou, então, uma pressãozinha que pouco surtiu efeito. Assustamos o Rogério Ceni em um ou dois lances.
O time era uma desorganização tremenda. No meio disso, Diogo Silva, aquele que é endeusado pelo Carlos Germano, protagonizou lance bisonho e deu de bandeja o segundo gol do time paulista.
O desespero, que já era enorme, chegou ao seu limite. Dorival tirou o vaiado e inoperante Felipe Soutto e colocou o bravíssimo Tenório. Resultado: NADA!!

Tenho pena de ver o bom Marlone surgindo num momento tão complicado. O garoto mostra a cada jogo que tem bola e que pode se tornar um belo jogador. Jomar é outro que tem demonstrado uma personalidade incrível. E olha que ele tem ao lado o atabalhoado Cris, hein?
Tá tudo dando errado, amigos. A fase é ruim, o técnico não ajuda e o Z4 já é uma realidade.
Sei que ainda faltam 17 rodadas e há tempo suficiente para sairmos dessa situação, mas só de imaginar voltar a passar por todo aquele sofrimento de 2008 já bate um desânimo, uma sensação ruim...

Volto a falar. Se o Dorival fizer o simples, sairemos dessa situação. E é bom ele parar com esse papo repetitivo de que o time vem jogando bem. Tá querendo enganar quem, cara pálida?
É preciso dar um jeito nessa defesa. Que ele escale dois volantes de contenção e volte com Rafael Vaz ao lado do Jomar na zaga. Henrique precisa voltar imediatamente da seleção sub-20 e assumir a lateral esquerda. Enquanto não corrigirmos esse setor defensivo, seguiremos perdendo e rondando a parte mais temida da tabela.

Goleiro, Fagner, Jomar, Vaz e Henrique; Abuda, Baiano, Juninho, Marlone; Willie e André.
Dá pra ser??

E só pra fechar: André ta começando a irritar. Se voltar a ser aquele jogadorzinho insosso e preguiçoso do Santos 2012/13, vai pegar o banquinho já já.

Quarta feira contra o Vitória é ganhar ou ganhar. Qualquer outro resultado será considerado uma tragédia.
E não venham me chamar de apocalíptico. Estou sendo realista. Chega de passar a mão na cabeça de treinador limitado.

P.S: Esse Diogo Silva tá de sacanagem com a gente? Já falhou um monte de vezes, jamais assumiu seus erros e tem um costume idiota de criticar o torcedor. Ah, vá te catar, garotão!!!

Abraços e Saudações Vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

2 comentários: