Cristiano Mariotti

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Novo ambiente para o Vasco



Olá, amigos vascaínos!

O ambiente no nosso Vasco está melhorando, com vitória num clássico muito disputado, 8 pontos em 4 jogos, emissão de CND’s e salários sendo colocados em dia aos poucos. Lógico que essa atmosfera ajuda, mas ainda há muito trabalho pela frente, o Campeonato Brasileiro está se achatando na reta final e cada jogo será eletrizante, mas seguimos na luta. Comentemos a seguir.

Campeonato Brasileiro

A rodada estava péssima, concorrentes diretos como Bahia, Coritiba, Criciúma, Ponte Preta e São Paulo estavam vencendo na rodada, e a vitória do Vasco no clássico com o Fluminense era uma necessidade, tinha que ocorrer de qualquer jeito.

O que me anima é que a equipe tem noção da atual situação do Vasco na tabela, e cada atleta procura não se abalar e não se deixar influenciar por projeções matemáticas e por tropeços dos adversários. A situação do Vasco é preocupante, não condizente com sua grandeza e tem que por suas próprias forças sair de onde se encontra.

O foco tem que ser mesmo em cada rodada, jogar com garra, determinação, com o coração na ponta da chuteira e com o torcedor apoiando o tempo todo. Tudo isso aconteceu no clássico de ontem, embora tenha prevalecido mais a vontade do que a técnica no segundo tempo.

Ao olharmos para a escalação com Cris como capitão e Francismar no time titular, muitos pensaram que outra derrota viria e que a cabeça de Dorival deveria ser pedida novamente.

Mas a atuação, não só de ambos, como de toda a equipe surpreendeu. O Vasco mostrou coragem, personalidade e colocou a bola no chão contra o Fluminense. E logo no início do jogo, em boa jogada de Marlone, Cris apareceu para fazer o gol e explodir todo o Estádio da Ressacada. A partir dali, o Vasco dominou a primeira etapa e esperava o Fluminense errar para sair rapidamente no contra-ataque e tentar ampliar o marcador.

A postura na segunda etapa foi preocupante, o Vasco recuou muito e chamou o Fluminense para seu campo, como nossa defesa estava segura e os atacantes tricolores estavam com os pés descalibrados, mais uma vitória veio e será importante no final do campeonato. Diogo Silva, na maioria das vezes questionado, fechou o gol e foi outro personagem importante na vitória vascaína. Veremos se agora mais seguro e com o apoio da torcida se ele segue numa sequência boa de atuações e se firma no gol, uma posição que nos deu muita dor de cabeça em 2013.

Quanto ao Cris, não será esse gol que fará a torcida confiar nele e a idolatrá-lo, precisa o camisa 13 fazer mais partidas como a de ontem para conquistar a confiança do torcedor, mas já é um começo, que ele melhore a cada partida e falhe menos.

Como falei anteriormente, apesar de todos os adversários diretos na fuga do Z4 venceram, vencer o Fluminense foi fundamental, pois assim não se afasta do pelotão que luta para se manter na elite e mantém a motivação para os próximos compromissos. O próximo jogo será uma guerra, jogar no Heriberto Hulse não será fácil, a torcida do Criciúma fica muito perto e faz muito barulho e a equipe catarinense está melhorando nos últimos jogos, tendo inclusive vencido o Grêmio em Porto Alegre. 

Como disse o lateral-esquerdo Henrique, o Vasco precisa ter cautela e saber jogar contra essa equipe, e não pode os deixar de ganhar desse rival direto, que o Vasco siga nesse ritmo intenso e sempre com vontade de vencer, que conseguirá sair do sul com um resultado importante.

Emissão das CND’s

Há mais de um ano o Vasco passava por um enorme perrengue, todas as receitas estavam bloqueadas, não havia dinheiro para honrar os compromissos e o Vasco tinha que se virar para pagar funcionários e atletas. Mas, enfim, na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, as sonhadas Certidões Negativas de Débito foram emitidas pela Fazenda Nacional e o Vasco pode assinar contrato com a Caixa e receber R$ 15 milhões. 

É algo para se animar, não para se comemorar ao extremo, o Vasco terá que honrar seus compromissos para seguir com essas certidões e cumprir com suas obrigações. Se o clube pagar, as certidões seguirão válidas e a casa será aos poucos rearrumada. A responsabilidade será ainda maior, e que o Vasco respira ares mais puros daqui para a frente.

São Januário ou Maracanã?

O Vasco lançou uma enquete para saber onde o time deve atuar no jogo de volta contra o Goiás na Copa do Brasil. Jogar em São Januário é sempre bom, pois é a casa do nosso Vascão, mas o Maracanã surge como boa alternativa, pois pode a torcida ir em maior número e empurrar ainda mais a equipe durante os 90 minutos. Uma enquete muito interessante, e que o melhor seja decidido, e seja onde for o jogo, que a torcida cante, empurre, que dê muita energia para nossos jogadores, precisamos muito.

Encerramento

Disse no início e digo agora no fim, um ambiente mais leve surgiu no Vasco, com certidões emitidas, há salários em dia, e com salários em dia, jogadores mais motivados. Esperamos que o clube siga honrando os compromissos, que nossos atletas não parem de lutar a cada rodada e que a torcida não pare de incentivar o time, ainda há muita coisa pra acontecer, muitas batalhas a serem enfrentadas e muitas emoções pela frente, que nunca deixemos de acreditar e que vençamos mais uma no domingo. Força, Vasco!

Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário