Cristiano Mariotti

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Coluna do Flávio Henrique : Sete jogos que definem!

  Olá amigos e amigas,

       Voltando mais uma vez com minha coluna, desta vez em um momento crucial do campeonato e por isso não há como sair muito deste tema, e tentarei mostrar também o que nosso time mudou taticamente e tecnicamente para acreditar que sairemos dessa situação, deixando de lado alguns assuntos referente à administração após o Campeonato Brasileiro.Faltam 12 rodadas, 36 pontos em jogo dos quais necessitamos da metade para não correr o risco de termos de volta o pesadelo da segunda divisão, que seria catastrófico para a marca Vasco, com 2 rebaixamentos, e o que é pior, em um período curto!
Para poder explicar o título da minha coluna, começarei pelos últimos 5 jogos finais para o Vasco na sequência: Grêmio e Corinthians (fora); Cruzeiro e Náutico (casa) e Atlético PR fora de casa!
Desta seqüência obviamente somente o jogo contra o Náutico parece de fácil conquista dos 3 pontos. No caso do Cruzeiro, se já estiver com o título, poderemos ter um jogo com o time deles talvez desfocado, mas ao mesmo tempo sabemos que é um adversário extremamente complicado, e com otimismo poderia contar com 1 ponto, mas contra o único time que deslanchou nesse campeonato é sempre bom ser mais precavido, além do que obviamente pode ser que não seja o campeão até então e aí a situação se complica ainda mais! Os outros 3 jogos, fora de casa, são contra adversários fortíssimos e mesmo o Grêmio com chances remotas de título, brigará pela segunda colocação para ter classificação automática para a Libertadores, evitando assim a tão perigosa pré-libertadores.Com relação a Corinthians e Atletico PR, são adversários difíceis de serem batidos dentro de seus Estádios e deverão estar em uma briga pelo G-4!
Desta forma, acredito que o ideal e mais estratégico seria somar 15 pontos pelo menos nesses 21 próximos que disputaremos, contra adversários que estão no nosso nível técnico e deixar apenas 3 pontos para um embate em casa contra o Náutico. Os próximos 7 jogos são estes:
Fluminense 
Criciuma (fora)
Goias (casa)
Botafogo
Ponte Preta (fora)
Coritiba (casa)
Santos (casa)

         Acredito que após estas sete partidas poderemos realmente ter uma idéia sobre o rumo do Vasco neste campeonato! Repetindo, o ideal seria perder no máximo 6 pontos, obviamente de preferência com 3 empates, e se possível ainda que um desses empates não seja contra nossa adversário direto, o Coritiba!



Adversários na corrida contra o rebaixamento

Apesar de vários times correrem o risco de rebaixamento esse ano, acho que essa nossa briga ficará restrita a Bahia, Coritiba e São Paulo, ainda que esse último pelo elenco que possui com mais chances de conseguir escapar. Fato é que o jogo chave para que pudéssemos estar mais tranqüilos era contra o Vitória e o time perdeu várias oportunidades e a grande chance de estar com uma folga maior nesse momento. Enfim, a luta será grande e o sofrimento deverá fazer parte do dia a dia vascaíno até dia 08 de dezembro.



Motivo para confiar: time base definido

Apesar de toda essa situação incômoda, há motivos para confiarmos nessa recuperação. O primeiro falo neste tópico e os outros três no tópico seguinte. Após muitos testes e principalmente com tentativas constantes de encontrar os dois volantes da equipe, e com a constante escalação do Wendel, que visivelmente não consegue mais acompanhar nenhum meia adversário, eis que surge uma dupla de volantes um pouco mais confiável, principalmente com as atuações surpreendentes do Pedro Ken que depois de jogar em todas as posições no meio campo, enfim encontrou seu melhor posicionamento como primeiro volante e  vem tendo  uma regularidade nas roubadas de bola digna de um volante de seleção! O seu companheiro Felipe Souto, a eterna jóia da base do Galo começa aos poucos a melhorar sua deficiência principal, que é a marcação e consegue a cada jogo aprimorar a sua maior virtude, o toque de bola, facilitando o trabalho dos meias. O outro gargalo que existe no Vasco, a lateral esquerda, com os constantes buracos deixados pelo Youtun, por sorte poderá mesmo que temporariamente, ser deixado de lado pela convocação dele para a seleção peruana e a entrada do jovem e eficiente Henrique, que consegue marcar bem e ainda mostrou nos últimos jogos que atuou antes da lesão que aprimorou a subida ao ataque e mesmo voltando de lesão me parece ser mais produtivo para o time do que o peruano. Os dois outros gargalos que existiam, ao meu ver foram sanados com o retorno do Diogo Silva, que a cada jogo transmite mais confiança com defesas difíceis e com ótimas saídas do gol,apesar de muito questionado por parte da torcida. E por última o zagueiro Cris, que mesmo tendo falhado junto com o Youtun contra o Flamengo, se entrosou bem com o Jomar e forma uma dupla de zaga no nível mediano de todos os clubes do campeonato, excetuando aí a do Cruzeiro e do Atlético!
Assim, o time base tem Diogo Silva, Fagner, Jomar e Cris, Pedro Ken, Felipe Souto (talvez até a volta do Guinazu) Juninho e Marlone. Restam apenas três vagas, sendo elas na lateral esquerda(creio que o Henrique nesses três jogos possa tomar a vaga do Youtun) e no ataque, que agora com a contusão do Edmilson pode ser facilmente preenchida pelo André se voltar a jogar o futebol do primeiro turno. Dorival tem usado uma espécie de 4-5-1, nesse momento com John Cley de titular e Wilie entrando no segundo tempo com Marlone mesmo escalado no ataque, voltando para recompor o meio e buscar a bola muito atrás, talvez por ter atuado sempre na base como quarto homem de meio campo na base e assim deixando o atacante muito isolado. Esse fato ficou claro, ao percebermos como as entradas de Wilie e André contra o Flamengo e a entrada do André contra o Inter, após a contusão do Dakson, com o time voltando a jogar em um 4-4-2, foram fundamentais para encurralarmos esses adversários ao começarmos a marcar no campo do adversário e Marlone voltando a ser o quarto homem de meio campo, que acho ser a posição que rende melhor. Além disso Wilie cada vez mais vem se tornando o talismã vascaíno que por sua velocidade e precisão nas conclusões, tem feito a diferença na maioria dos jogos. Já Marlone, aparenta grande desgaste físico após esta maratona de jogos e diferentemente dos primeiros jogos como titular, não consegue mais ter as arrancadas que o fizeram cair nas graças da torcida e dos comentaristas esportivos. Talvez poupá-lo em algum jogo possa ajudar a render como antes.



Salários em dia, Ercolino e Macaé

Nesse momento de turbulência, temos que usar todas as armas para dar tranqüilidade aos jogadores e podermos o mais breve possível sair dessa situação. Mesmo que vendendo uma jóia da base (assunto para outras colunas após o campeonato), colocamos os salários em dia e temos até o dia 20 para que tenhamos êxito na novela CNDS para continuarmos a ter acesso a novos valores e mantermos em dia os salários dos jogadores. Era perceptível o transtorno causado por esse problema dentro de campo e espero que esteja enfim resolvido, para que o time continue a ter tranqüilidade para fazer o que tem que ser feito dentro do campo. Dentro deste contexto entra o nosso novo VP de futebol, que ao que consta é uma pessoa desprovida de vaidade, evita entrar na parte política vascaína e conta com a simpatia de todo o grupo, além de estar constantemente nas viagens com a delegação,servindo como mais uma pessoa que evitará que o treinador interferira em problemas administrativos e se desgaste com o elenco. Por último há que salientar que a punição que o Vasco recebeu de jogar 4 jogos fora de seu Estádio, tem tudo para se tornar um trunfo, já que São Januário se transformou em um caldeirão político e a tendência era que o time não sentisse a tranqüilidade necessária para desenvolver o seu futebol, como o fez contra o Inter em Macaé com o enorme apoio de uma torcida que mostrou apoiar incondicionalmente o time. Que Macaé continue a ser o caldeirão a nosso favor! Volto após o jogo contra o Santos e espero que com pelo menos 15 pontos!!!



Flávio Henrique

Twitter.com/fhcm1






Nenhum comentário:

Postar um comentário