Cristiano Mariotti

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Coluna do Mauro Segadas - O “Menino Maluquinho” da Colina





Bom dia, amigos.

Esta semana que passou foi marcada por mais uma notícia desagradável relativa ao nosso Vasco. Se já não bastassem os constantes problemas de salários atrasados, dinheiro bloqueado pela justiça, perda do maior ídolo do clube nos últimos anos, ainda me aparece essa história bem mal contada do garoto-problema Bernardo.

Não vou ficar aqui tentando descobrir o que aconteceu. Isso é um trabalho para a polícia. Também não vou julgar se o que ele fez foi algo estúpido, imbecil, burro ou ingênuo. Que o próprio tire essas conclusões ao lado da família, amigos e de algum psicólogo/psiquiatra.

O que mais chama a atenção é o fato deste rapaz não parar de fazer bobagens com a sua carreira. Ele está jogando no lixo uma oportunidade que todo garoto sonha em ter.

Aos 21 anos o cara já jogou no Cruzeiro, Goiás, Vasco e Santos. Se tornou rapidamente o xodó da torcida vascaína, tanto que  o clube resolveu investir 3,5 milhões de reais por 50% do seu passe após a excelente temporada de 2011. No início de 2012 entrou na justiça contra o próprio Vasco mesmo sabendo do enorme sacrifício que foi feito para adquiri-lo.

Pois bem. Acabou saindo do clube pela porta dos fundos e foi emprestado ao Santos até o fim da temporada. Se lesionou seriamente e nas oportunidades que teve no time santista, pouco rendeu. Voltou ao Vasco prometendo ser um novo Bernardo e foi recebido de braços abertos pelo torcedor.

Quatro meses depois, após um início de ano instável, rompe ligamento do joelho (fatalidade do futebol) e me aparece em noticiário policial após envolvimento com ex-mulher de traficante.
Pra completar, é chamado de 171 por um empresário carioca que diz ter emprestado 40 mil reais a ele em 2011.
Todo dia uma notícia nova sobre este rapaz.

Bernardo é aquele típico jogador que todo mundo sabe que é bom de bola, mas péssimo de cabeça. Ele teria tudo para construir uma carreira de sucesso, mas a cada dia que passa isso se torna algo mais improvável.

Me lembro bem do seu início no Vasco. Chegou cheio de desconfiança do torcedor, mas foi conquistando seu espaço com boas atuações, belos gols, dribles, lances decisivos. Logo caiu nas graças da galera que o pedia no time titular.
 O problema é que aquela equipe de 2011 tava bem encaixada com Felipe e Diego Souza no meio. Posteriormente ainda chegou o Juninho. Não havia espaço para ele, mesmo assim o torcedor não deixava de gritar seu nome em todos os jogos e ele correspondia em campo com muita dedicação e disposição.

Quando se iniciou a temporada 2012, a expectativa de todos era de que seria o seu ano. O Vasco arrumou dinheiro “sabe Deus como” para comprar seu passe junto ao Cruzeiro.
Tudo parecia caminhar para uma trajetória de sucesso no clube.
Daquele momento em diante...

Agora a diretoria tem uma bomba em suas mãos. Está bem evidente que não há mais clima para sua permanência, mas ele ainda passará por uma cirurgia no joelho que o deixará de fora dos gramados por seis meses.
Não há muito o que fazer no momento. Não podemos emprestá-lo, vendê-lo, mandá-lo embora.
Agora é aguardar sua recuperação e rezar para que ele sossegue o facho durante este período inativo.
O Vasco já tem problemas demais.

Só fico triste de ver um talento sendo desperdiçado. É mais um daqueles casos que nós, provavelmente, falaremos no futuro:
“ – Você se lembra do Bernardo? Aquele moleque maluco que era bom de bola mas se perdeu durante a carreira???”
Uma pena.

Torço para que alguém consiga colocar esse moleque nos trilhos.

Volta das férias

Hoje os jogadores retornam aos treinamentos visando o Campeonato Brasileiro. Uma semana se passou e nada aconteceu. Nenhuma contratação, nenhuma dispensa. “Tudo com dantes no quartel de Abrantes.”
Ontem, numa entrevista ao programa Balanço Esportivo, da CNT, René Simões prometeu anunciar reforços (???) até a próxima quarta feira.  Ele disse que já existem alguns jogadores contratados, mas só poderá anunciar após o fim dos estaduais e campeonatos europeus.

Quanto às dispensas, nenhuma informação. Devemos ter novidades em breve.
Não esperem por contratações bombásticas.
Acredito num bom time. Sou otimista!!
Confio no trabalho do Autuori.

Abraços e Saudações Vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve





segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Nossa dura realidade


Amigos, bom dia!

Não sei se todos vocês puderam ouvir ontem a ótima entrevista que o nosso técnico Paulo Autuori deu ao Programa Enquanto a Bola Não Rola, da Rádio Globo. Nem sei se aquilo pode ser chamado de entrevista. Eu diria que foi uma aula, uma palestra sobre o futebol.
Além de não deixar pergunta sem resposta a respeito da situação atual do Vasco, Autuori respondeu sobre vários temas ligados ao esporte. Semana passada dediquei minha coluna à importância de se ter paciência com um cara diferenciado como ele.

Hoje, reforço este pedido. Mas não vou novamente ficar rasgando seda. Acho que já ficou bem claro o tamanho da minha admiração pelo Paulo.
Quero falar sobre “o que esperar” para esse restante de 2013.

Bom, sei que o desejo de todos nós é que sempre tenhamos grandes times e disputemos títulos. Algo mais do que natural pelo tamanho do Vasco.
O problema é que a nossa ambição para este segundo semestre, ao que parece, será bem mais modesta. Ficar ali na chamada zona intermediária no Brasileirão e beliscar alguma coisinha na Copa do Brasil. Deve ser por aí.
Pode rolar um título? Até pode, mas é improvável.

As palavras do Autuori foram bem claras nessa entrevista/palestra de ontem. Não dá para iludir o torcedor e dizer que o clube entrará no mesmo nível de Fluminense, São Paulo, Galo, Grêmio, Inter...
Nossa realidade é outra. A idéia é que se monte um time capaz de não passar sufoco.

Contratações serão feitas, mas nada que “abale as estruturas”. Serão contratações pontuais, necessárias. O Vasco, hoje, não tem um elenco capaz de jogar em nível razoável um campeonato tão duro como é o Brasileiro.
E TODOS dentro do clube sabem disso. A situação financeira é complicadíssima, as receitas estão bloqueadas, tivemos que vender nosso principal jogador e ainda não fechamos com o novo patrocinador máster.

A tendência é que as coisas melhorem sensivelmente a partir de julho, mas ainda ficará bem longe do ideal. Talvez tenhamos um 2014 bem melhor. Haverá tempo para um planejamento adequado; a atual diretoria já deverá estar com várias situações equacionadas (ou bem perto disso); estaremos livres (se Deus quiser) dessa asfixia financeira.

O único problema (ou será solução???) é que teremos um processo eleitoral na metade do ano e isso sempre mexe demais com o clube. E essa eleição promete ser bem pesada, disputada!
Mas vamos falar somente deste 2013.

O torcedor terá que ter muita paciência e acreditar nas pessoas que estão à frente deste projeto no clube. Sei que muita gente está com os dois pés atrás neste momento, mas é preciso apoiar esse início de processo de profissionalização. É um processo extremamente complicado e que precisará de um tempo para dar resultado.
Precisaremos estar lado a lado com este time que será montado. Se faltar qualidade, que ganhemos na raça, na força da torcida. Seremos fundamentais neste período, amigos.

É óbvio que também estou um pouco cansado disso. Gostaria de sempre ver o Vasco entrando nos campeonatos para disputar de igual para igual com qualquer outro adversário, mas a nossa realidade, no momento, é outra. É chato, desanimador a princípio, mas quando vemos aquela Cruz de Malta em campo, impossível deixar de gritar, apoiar até a última bola do jogo.
E que esse nosso apoio incondicional seja retribuído posteriormente. Que haja essa troca entre torcida/diretoria.

Não adiante só um lado fazer a sua parte.
Faremos a nossa!!!

Contratações

Na última semana citei as posições em que o clube (na minha modesta opinião) deveria investir.

Goleiro – Acho que, se quisermos passar o ano sem maiores sustos, precisaremos ter um sistema defensivo forte, e nada melhor do que começarmos isso com um ótimo goleiro. Hélton é o nome e acho bem viável a sua contratação.
O próprio já demonstrou interesse em retornar ao Vasco e não creio que o Porto crie tantos obstáculos no negócio. Vamos ver.

Zaga – Perdemos o maior zagueiro do país. Precisaremos contratar um ou dois novos jogadores para a posição. Gostaria de ver o Cléber, da Ponte Preta, no clube, mas o cara tá com preço bem salgado. Será que a DIS irá nos ajudar nessa???

Meia - Com a grave contusão do Bernardo e o doping do Carlos Alberto , fica claro a necessidade de buscarmos meias pro time. Pelo o que entendi na entrevista do Autuori, além do Alisson, deverá vir um outro meia do Cruzeiro. Precisaremos de alguém que alie boa visão de jogo e velocidade. Contratação difícil, mas essencial.

Ataque – Parece que teremos de aturar aquela mala do Wellington Paulista. Cai-cai, nervosinho, caneleiro... Não me entusiasma em nada. Além dele teremos o Edmilson, que é uma incógnita completa. Não sei se Tenório e Éder Luis permanecerão no clube.

Vasco x Madureira

Não assisti ao jogo (Graças ao bom Deus) e, por isso, não tecerei maiores comentários a respeito da atuação da equipe em mais uma derrota para um pequeno neste Carioca. Vi apenas alguns lances da partida. A se destacar a infinidade de gols perdidos pelo Tenório e o seu “fantástico” golpe de MMA que resultou no pênalti que decidiu o jogo a favor do tricolor suburbano. Lance bisonho.
E só para finalizar, ver Felipe Bastos como Capitão do Vasco foi DOSE pra mamute!!!

Um grande abraço e uma ótima semana.

Saudações Vascaínas!!

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

domingo, 21 de abril de 2013

Coluna de Andy Allah - 86 anos de um estádio forçado em sua origem e hoje necessário!

Até 1930, São Januário era tido como o maior estádio do mundo (Foto:Site oficial)

Em 1923, o Clube de Regatas Vasco da Gama, lusitano em suas origens e com a maioria de seus jogadores negros, fazia a sua estreia no Campeonato Carioca. E em seu primeiro ano, esse elenco, que fugia completamente aos padrões elitistas da época, sagrou-se campeão estadual, acabando com a hegemonia de Flamengo, Fluminense, Botafogo e América, as potências futebolísticas daquele tempo.

Foi aí que os clubes incomodados com o ocorrido, em uma medida extrema para vetar a participação da “abominação” do momento, fundaram em 1924, uma a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA). Criaram um regulamento, que na sua essência foi feito para impedir o Vasco de disputar o campeonato, uma delas seria a obrigatoriedade de ter um estádio em condições para a prática do futebol. Mas o tiro saiu pela culatra, eles não contavam com a união da população lusitana, muito concentrada em sua maioria, no bairro de São Cristóvão, abraçando a construção do imponente estádio conhecido como São Januário, inaugurado no dia 21 de Abril de 1927.

86 anos depois o Caldeirão faz mais um aniversário, continuando de pé com o seu charme habitual, um lugar onde já chorei, já sorri, fiz grandes amigos, passei por momentos caóticos, decepções, as vezes tudo junto no mesmo jogo, porém mesmo assim, é um templo que eu posso e com muito orgulho chamar de minha casa!

E com todo o ocorrido ao Engenhão, eis que os mesmo clubes que “ajudaram” a fazer a história do nosso estádio, hoje necessitam dele, estão desabrigados, dependentes, suplicando por uma ajuda externa do governo para poder alugar um espaço e assim o chamar de “lar”. Deve ser humilhante para Fla, Flu e Bota ter de reconhecer que o plano montado em 1924 deu errado.

Enquanto isso, a Colina Histórica vai receber as seleções da Espanha, Italia e Mexico durante a Copa das Confederações!

É isso amigos, aqui vai a minha singela homenagem a nossa casa, nós do Gang sempre deixamos o canto, Camisas Negras tocando, umas das mais bonitas músicas nossas, feita pela torcida organizada da GDA, mas que infelizmente não ouvimos com certa frequência nos jogos do Vasco. Ela retrata perfeitamente a nossa luta, por que ♪ eu já lutei por negros e operários, te enfrentei, venci, fiz São Jánuário, camisas negras que guardo na memória, gloria, muitas vitórias, essa é minha historia! 

Vamos subir a targ: #OrgulhoSãoJanuário86anos! SV

Andy Allah Gomes Xavier
Facebook: https://www.facebook.com/andy.gomes.5
Twitter: @andyallah
E-mail: andyallah@gmail.com


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Coluna do Mauro Segadas - O CARA É DIFERENTE

Moçada, bom dia.

Hoje, qualquer coisa relacionada ao Vasco tem como tema principal a iminente saída do Dedé. Difícil falar de outro assunto que não seja esse. Tentarei ser diferente.

A cada dia que passa gosto mais das entrevistas coletivas do Paulo Autuori. É bom ver que o clube está entregue a uma pessoa com tamanha capacidade, que faz questão de sair da mesmice e que não tem medo de criticar abertamente tudo que vê de errado neste mundo do futebol.

Por ser sincero e sem papas na língua, tem recebido respostas “indiretas” de treinadores que se sentem incomodados com suas críticas altamente construtivas.
Nessas horas percebemos como o Brasil parou no tempo e deixou de se interessar pela evolução do futebol. Ouvimos tantas besteiras, tantas boçalidades que parece que não é necessário absorver absolutamente nada de positivo que é feito lá fora.
O Brasil é Pentacampeão do mundo e dane-se o resto.

Que baboseira!!

Isso é mentalidade de gente arrogante, ignorante. Gente que não consegue enxergar seus erros e acha que já sabe o suficiente.
Por isso, a cada entrevista do Paulo, leio jornalistas boquiabertos com tamanha sabedoria demonstrada pelo treinador.

Estou dizendo tudo isso apenas para pedir que o torcedor vascaíno tenha muita paciência neste seu início de trabalho no Vasco. Lembrem-se que se trata de um projeto a médio e longo prazo e que temos TUDO para colhermos ótimos frutos dentro em breve.
Quem entende só um pouquinho de futebol percebe rapidamente a capacidade deste cara que hoje está a frente de um clube que passa por situação bem delicada.

E mais importante ainda é ver que esse desafio na sua vida profissional está se tornando uma obsessão. A cada entrevista é possível reparar a vontade de querer fazer dar certo este seu projeto.
Autuori não quer apenas ser mais um técnico na história do Vasco. Ele quer ser O TÉCNICO e isso deve ser valorizado.

É evidente que o torcedor está cabreiro, com os dois pés atrás diante da nossa situação atual, mas é preciso acreditar e dar um voto de confiança em quem abdicou de propostas muito mais vantajosas para encarar o desafio de reerguer um GIGANTE.
Sou torcedor e vou discordar de muitas coisas que ele irá fazer. Normal. Repito: Sou torcedor e minha essência é essa. Todos nós achamos que entendemos muito mais de futebol do que o profissional que está lá diariamente comandando o time.
Vou xingar, resmungar pelos cantos, criticar quando fizer algo que não concordo, mas estarei ali também para elogiar muito seus acertos.

E já estou fazendo isso desde o primeiro dia em que ele pisou em São Januário.
Temos um cara com extremo conhecimento e sei que, com um pouquinho de organização do clube, fará um grande trabalho.

Com salários em dia e alguns reforços de bom nível, não tenho duvidas de que as coisas melhorarão sensivelmente.

Só pra fechar o assunto Autuori, dou muita risada quando algum jornalista tenta dar uma de engraçadinho, de malandro pra cima dele. Suas respostas são tão contundentes, tão claras e objetivas que desarmam qualquer bobão.

Vasco x Quissamã

Não vou falar do jogo em si. Apenas quero citar a ótima atuação do Dakson e a boa partida do Thiaguinho.
Impossível avaliar os jogadores em apenas uma partida, ainda mais contra um dos piores times do campeonato, mas também não dá para deixar de elogiar a evolução e a qualidade do Dakson. O cara sabe jogar, isso é inegável.
Não é craque, mas tem a exata noção do que fazer em campo. Já falei isso aqui algumas vezes e vou repetir: Merece ter mais oportunidades. Bom chute, visão de jogo, não se esconde.

O Thiaguinho soube aproveitar sua primeira chance no time titular. Buscou jogo, tentou uns dribles, perdeu gol feito e chamou a “responsabilidade” ao cobrar o pênalti no fim do jogo. Espero vê-lo mais vezes em campo. Foi pouquíssimo utilizado até o momento. Não dá para saber se é fogo de palha ou se realmente tem algo a acrescentar.

Bernardo

Se a séria lesão no joelho se confirmar, será um duro golpe para o complicado Bernardo. O garoto já tem uma cabecinha difícil… Ficar inativo até o fim da temporada não será nada bom. Ano passado já sofreu uma lesão muscular que o tirou do time do Santos por mais de dois meses. Se me lembro bem, ouvi do próprio Murici que o Bernardo perdeu muito da confiança em jogar bola após esta lesão e assim pouco rendeu em campo.
Romper os ligamentos do joelho sempre é algo bastante preocupante.

Dedé

Obrigado por toda a sua dedicação, Dedé! A identificação que existe hoje entre você e o torcedor vascaíno é algo impressionante.

Sábado, no momento em que beijou a abençoada cruz de malta após seu bonito gol de cabeça, li dezenas e dezenas de mensagens de torcedores que choravam de emoção ao vê-lo fazer tal gesto.
Isso reflete bem o sentimento de toda uma torcida.

Boa sorte, Mito!!

É isso. Abraços e Saudações Vascaínas.

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve