Cristiano Mariotti

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Próximos dias são de expectativas


Olá, amigos vascaínos!

 

A Copa das Confederações está terminando, nossa Seleção em mais uma final, e o Campeonato Brasileiro está perto de seu reinício. Vimos algumas coisas acontecerem com nosso Vasco e estamos aguardando por mais notícias  boas, falemos a seguir.

 

Certidões negativas

 

O presidente Roberto Dinamite, juntamente com o diretor-geral, Cristiano Koehler,  viajaram para a capital e uma reunião foi feita com a Fazenda Nacional para, enfim, obter as Certidões Negativas de Débito, o que viabilizaria a assinatura de contrato com novos parceiros, no caso Caixa e Nissan. Todos sabemos dos benefícios que essas certidões trariam, e ajudaria também a pagar salários e saldar algumas dívidas. Tivemos o desprazer de, na última sexta-feira, vermos os cozinheiros serem dispensados do trabalho porque não havia vale-transporte, nãopode o Vasco se expor mais a tantas situações vexatórias e deixar de cumprir obrigações com funcionários e atletas, a obtenção das CND’s são urgentes mais pelos salários em dia do que propriamente em contratações para o futebol.

Seja 5 ou 15 dias, que tudo isso seja solucionado, não dá mais para o Vasco seguir nessa situação de penúria e que a reconstrução do clube siga com toda força. Sabemos que 2013 é ano de luta, que 2014 possa ser o da glória. E a emissão desses documentos que permitiriam o desbloqueio de toda a receita do Vasco é importante também para a sequência do técnico Paulo Autuori no clube. Assim que assumiu, o treinador afirmou que não aceitaria mais atrasos e deu prazo até o fim deste mês para que tudo fosse resolvido. Se sai, quem viria? Celso Roth? Renato Gaúcho? Joel Santana? Não passa pela cabeça de ninguém o Vasco não conseguir o acordo com a Fazenda, nem a saída de Autuori, está tudo encaminhado, mas a demora deixa todos agoniados, que logo seja anunciado um acordo e dias melhores para o Gigante da Colina.

 

Preparação

 

O técnico Paulo Autuori mais uma vez teve chance de testar atletas que não vinham atuando e colocou André ao lado de Montoya. A dupla apresentou bastante movimentação e entrosamento, apesar de terem treinado pouco, e a atividade contra o Madureira foi válida pela observação, o resultado foi o de menos. Ninguém gosta de perder, mas o jogo-treino serviu para deixar o Vasco em atividade e para Autuori traçar mais relatórios dos jogadores que tem à disposição.

 

A atuação contra o Madureira e o desempenho nos treinos vem agradando a todos, Montoya está se adaptando rapidamente ao futebol brasileiro e caindo no gosto dos torcedores. Apelidado de Monstroya, o colombiano está ansioso para estrear e revelou desejo de querer fazer gol contra o Flamengo, sem dúvida muitos dirão que ele será ídolo se marcar contra o maior rival, mas muitos ídolos do Vasco chegaram ao posto não por causa disso, mas pela dedicação, empatia, talento e com muitas vitórias, Montoya tem potencial, pode se dar bem no clube e cair nas graças da torcida, apoio não faltará, dependerá dele e do trabalho com Paulo Autuori e seus companheiros, levo fé na jovem revelação.

 

Dispensas

 

Eu fiquei assustado esta semana, depois de acompanhar tantas notícias, vi que o Vasco tem 9 atacantes no grupo, dá quase um time. Notadamente houve desespero na hora de contratar, há muitos na mesma posição, e há outros setores carentes. Falta mais um zagueiro, um meia e goleiro. Ricardo Gomes iniciou agora no cargo de diretor de futebol, a torcida deu voto de confiança, mas é preciso ter mais atenção, e também necessário um enxugamento do elenco.

Há algum tempo ouvimos, mas Thiago Feltri, André Ribeiro, Robinho e Enrico seguem treinando em separado. Saídas Desses e de mais alguns jogadores não só aliviaria a folha do pagamento, como também o grupo mais compacto. O ideal seriam 2 por posição, e um grupo de no máximo 30 jogadores.

 

Encerramento

 

A coluna de hoje será menor, encerro exaltando os cidadãos de bem, que foram às ruas  lutar pelos seus direitos e demonstraram que merecem ser ouvidos e que podem alcançar objetivos sem apelar para a violência. Que a torcida do Vasco se inspire nos protestos, que exija sempre melhorias da diretoria, que fiscalize e cobre dos dirigentes, sem violência. Obrigado a todos, até a próxima semana.

 

Cesar Augusto Mota


Twitter: @rasecmotta11

E-mail: rasecmotta@uol.com.br

 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Semana intensa na Colina e no Brasil


Olá, amigos vascaínos!

 

Após o jogo-treino com o América no último sábado no Cefan, com vitória de 4 a 0 e boas atuações dos garotos da base e surpreendente atuação do atacante Leonardo, antes tido como fora dos planos do Vasco, o clube vai aos poucos se arrumando para o segundo semestre e em breve veremos novas caras na Colina. Vamos falar dessa preparação e de possíveis novidades que podem pintar em São Januário ainda este mês.

 

Preparação

 

 

O jogo-treino foi, na visão de Paulo Autuori, mais um campo de observação, ou seja, oportunidade de ver jogadores que não vinham tendo chances como os outros e hora para novas experiências. Jogadores de base como Baiano e Richard foram testados e aprovados, além do atacante Leonardo, contrato no início do ano e que não vinha jogando há meses por lesões no tendão de Aquiles, também animou Autuori.  Se ele não pode ser descartado, como disse o treinador, o ataque vascaíno vai ficando cada vez mais inchado de jogadores, agora com 8 atletas, e isso não pode continuar. Se esse setor chegou a esse número e ai da está para ser apresentado Reginaldo, ex-Siena, espera-se que um estudo sobre dispensas e uma barca possa ser montada, e não cansamos e bater na mesma tecla, quantidade não é sinônimo de qualidade.

Nesses 30 dias de inatividade para todos os clubes da série A, treinos e jogos, mesmo que não sejam amistosos, são fundamentais, e a pausa do Campeonato Brasileiro, como falei anteriormente, é mais benéfica para quem está ainda se ajustando, e como o início de campeonato e o primeiro semestre do Vasco não foram bons, uma paralisação para reflexão e ajustes são fundamentais.

Outra coisa que considerei importante e que foi dito por Renê Weber, auxiliar-técnico, que o mesmo treinamento é utilizado com todos e que há preocupação em motivar o grupo, que todos os que estão no dia a dia serão tratados da mesma forma e participarão das mesmas atividades, e que será o desempenho de cada um que definirá posição no elenco. Isso é muito bom, pois o grupo é estimulado, ninguém fica parado, e toda motivação é importante, ainda mais no momento de transição que o Vasco atravessa, e creio que levará mais um tempo para Paulo Autuori chegar ao time que considera ideal.

Os 2 novos contratados foram elogiados pela imprensa e ambos estão animando a torcida, o zagueiro Rafael Vaz e o meia Montoya. Vaz participou apenas do primeiro tempo do jogo-treino contra o América, mas foi o suficiente para receber elogios e ganhar a confiança do treinador, já Montoya conquistou a todos rapidamente, na sua apresentação disse estar nos maiores clubes do mundo e que recusou 3 propostas mais vantajosas para atuar na Colina Histórica. Nos treinos, Montoya se destacou ela movimentação e pela precisão nos passes, mas ainda necessita de melhora nas finalizações. Como é um jogador para armar jogadas, isso pode ser relevado, que o jovem colombiano continue melhorando e que nas partidas faça a alegria da torcida vascaína.

 

Copa das Confederações e protestos

 

A semana havia começado com uma boa estreia da Seleção Brasileira contra o Japão, com uma bela festa no Mané Garrincha, em Brasília, mas antes da bola rolar foram vistos diversos manifestantes protestando contra os gastos abusivos na construção e reforma de estádios e o descaso com o transporte público, saúde, educação e segurança. Nada mais que justo, não é só de futebol que vive um país, todos amam o futebol, mas a vida e dignidade do ser humano não podem ser desconsideradas, e após o Mundial, não veremos benefícios para a população, os estádios continuarão, mas não serão vistas melhorias na mobilidade urbana, os hospitais seguirão sem infraestrutura e profissionais e continuará uma enorme onda de violência.

A proposta era de que a Copa seria da iniciativa privada, mas foi injetado muito dinheiro público, orçamentos de estádios foram nas alturas, diversas famílias retiradas de suas casas e nada de benefícios para a população. E o presidente da CBF mais alguns dirigentes parecem não entender a razão de todos esses protestos, não é com o intuito de impedir a realização da Copa no Brasil e nem contra a Seleção, mas contra os desmandos no país, por melhores hospitais, transportes, segurança e um ensino educacional de qualidade.

Parece repetitivo e muitos já falaram isso, mas não é por causa da diferença de 20 centavos numa passagem de ônibus que todas essas manifestações ocorreram e que prosseguirão, mas por conta de tudo o que foi falado no parágrafo anterior e porque não podemos mais aceitar calados tudo o que está acontecendo.

O volante Sandro Silva, quando perguntado sobre essa mobilização da sociedade, demonstrou total apoio e afirmou que o brasileiro tem mesmo que lutar por seus direitos, mas sem violência. E quem vai pra rua saquear loja, revirar e atear fogo em carro e brigar com a polícia, atirando pedras, brigando e ainda depredando patrimônio público, não é manifestante, mas vândalo.

Peço desculpas aos leitores por enfatizar tanto o assunto, mas esses acontecimentos mobilizaram a sociedade e não poderia deixar passar, não pude ir ao protesto de Brasília, onde o teto do Congresso foi totalmente tomado, mas a sociedade precisava acordar e mostrar aos governantes que tem voz e que não abre mão de seus direitos.  Foram reduzidas passagens de ônibus em algumas cidades, mas a luta continuará.

 

Parte final

 

Voltando a falar do Vasco, Ricardo Gomes afirmou que o ciclo de contratações não está encerrado. OK, mas o elenco está aumentando, eu disse em coluna anterior, a diretoria precisa dispensar ou emprestar atletas que estejam fora dos planos, o atacante Romário quase foi para a China, mas a negociação fracassou, e novos ares seriam benéficos para a cria do clube, seu setor está congestionado de jogadores, e voltando após 1 ano e mais experiente poderia ajudá-lo a deslanchar. Outros jogadores que mencionei em coluna anterior, André Ribeiro, Enrico, Thiago Feltri, Robinho,  entre outros. Reforços são urgentes, mas dispensas também, chega de contratar e onerar a folha de pagamento com quem não vai ser utilizado, confio em Ricardo Gomes, que ele seja criterioso na hora de contratar, mas que também tenha pulso e coragem e dispense quem seja preciso.

Foi anunciado que Roberto Dinamite convocou uma reunião para tratar de “assuntos gerais”. Não se sabe o que é, mas que seja para resolver quanto a patrocínios e acordo com a Fazenda Nacional, e esse novo acordo é visto como solução para muita coisa no Vasco, que essa longa novela termine logo, o Vasco já teve várias novelas, de patrocínio a contratação de jogadores. O prazo dado por Paulo Autuori, de que não toleraria salários atrasados está perto do fim, e que Autuori não seja outro a sair do clube, já sofremos com diversas perdas, e precisamos de boas notícias.

E, para finalizar, ficam meus parabéns a todas essas pessoas que foram as ruas gritar, mostrar para o Brasil e para o mundo que não somos coniventes com omissão, corrupção e que queremos respeito, saúde, segurança, transportes públicos de qualidade, que a vida seja respeitada. Futebol é uma grande paixão, Copa do Mundo será ótimo de ver, mas nossa vida está acima de qualquer coisa, e os direitos dos brasileiros foram infelizmente deixados de lado.

Foi uma bola fora de Pelé em dizer que deveríamos esquecer os protestos e focar na Copa das Confederações. Não, Pelé, não temos nada contra a Seleção, mas contra a corrupção e os desmandos dos dirigentes, não só um futebol, mas queremos um Brasil melhor. Obrigado a todos, desculpem os excessos, e até a próxima semana.

 

Cesar Augusto Mota


Twitter: @rasecmotta11

E-mail: rasecmotta@uol.com.br

 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Pausa providencial


Olá, amigos vascaínos!

 

Nossa última semana foi repleta de bons acontecimentos, esperamos que continue assim e que o Vasco siga se reorganizando e faça um Campeonato Brasileiro sem sustos, e esta pausa para a Copa das Confederações foi providencial, a equipe ainda não havia se encontrado, e novos jogadores estão chegando, que esse período seja benéfico e vá se encorpando para a segunda parte do ano, decisiva. Comentemos a seguir.

 

Campeonato Brasileiro

 

A campanha até aqui no Campeonato Brasileiro é razoável, melhor até do que esperávamos, e com a chegada de reforços, o Vasco pode fazer mais e subir na tabela. As carências nós já sabemos, contratar é preciso, mas já deu pra perceber que as coisas estão mudando, a quantidade de opções no elenco vai aumentando, mas a qualidade precisa prevalecer e que logo seja vista nos próximos jogos.

André fez sua estreia no último sábado, mostrou qualidade e por pouco não marcou seu primeiro gol pelo Vasco, realmente faltou um pouco de sorte na cabeçada dada na trave, e com a vontade que ele tem de mostrar serviço e com a técnica que possui, ajuda e muito no nosso ataque, que vinha sofrendo com longa má fase de Éder Luis e inúmeras contusões de Tenório. André não é solução para a falta de gols do Vasco, mas pode se tornar peça importante ao longo do campeonato.

Edmilson, que ainda pode ser uma opção de ataque, está visivelmente fora de forma, não se mostra a vontade nos jogos e ainda estase readaptando ao futebol brasileiro, reflexo de ter atuado 10 anos fora do país, mas com uma sequência maior pode ajudar o Vasco. Seu começo não foi animador, mas pode juntamente de todo o elenco crescer a cada rodada e conquistar a confiança da torcida.

Nosso meio de campo e defesa continuam preocupando, mas reforços estão a caminho, o colombiano Montoya deverá ser apresentado e vir a fazer sucesso na Colina, é um jovem habilidoso e rápido e que vem sem tratado como uma joia do futebol colombiano. Que realmente possa ser isso que vem sendo noticiado, e que não venha a ser tratado como foram outros estrangeiros, que jogaram pouco, alguns até foram relegados do banco de reservas. Será o 10º atleta estrangeiro da gestão Roberto Dinamite, e a tendência é que Santiago Montoya venha receber oportunidades, já que vai assinar um contrato longo com o Vasco, é desejar boa sorte e aguardar sua chance, que, acredito eu, não deva demorar a aparecer.

Sofríamos com a escassez de zagueiros no plantel, já foi preciso improvisar Nei na zaga e sofremos com a maioria das atuações de Renato Silva, que entregou gols em muitos jogos, e isso não vem de agora, no Campeonato Carioca e no ano passado mesmo isso já vinha acontecendo.  Agora chegou o zagueiro eleito como o melhor da posição no Campeonato Cearense, Rafael Vaz. Não é salvador da pátria, mas Vaz, pelas credenciais que tem, de ser forte e habilidoso, chegou não para compor grupo, mas para entrar na equipe e ajudar. Pode o Estadual não servir de parâmetro, atuar no Vasco é diferente, com mais cobranças e em uma equipe grande e que ainda busca a melhor formação e padrão tático, mas sua personalidade e o hábito de já saber lidar com a pressão podem ajudar Vaz no seu trabalho diário no Vasco e convencer o técnico Paulo Autuori que merece a titularidade. Não será um novo Dedé, mas é um atleta que vem e pode muito bem dar conta do recado.

Além de Vaz, vem mais um atacante, mas dele não posso falar muito, Reginaldo, ex-Siena. Em entrevistas, tem dito que já atuou de primeiro e segundo atacante, e até de ala. Tudo depende do esquema tático a ser empregado e o adversário que vai ser encarado, mas se ele não entrar na fila como outros já estiveram e não for desprezado, poderemos ver o que Reginaldo tem a nos oferecer, é mais uma aposta, assim como Montoya na articulação de jogadas.

 

Reconstrução da equipe

 

Foi dito anteriormente sobre alguns reforços que chegaram e outros que ainda virão, mas outro ponto importante e que ainda não ouvimos a diretoria tratar, sobre a dispensa de alguns jogadores e a resolução do caso Fábio Lima.

Com a contratação de Montoya, Rafael Vaz e Reginaldo, são 34 atletas que o atual plantel do Vasco passa a ter, e muitos estão inflando a folha de pagamentos e sequer são relacionados para os jogos.

O que fazem no elenco Enrico, Thiago Feltri, Rodrigo Dinamite, Robinho, André Ribeiro? Estão apenas fazendo o Vasco perder dinheiro, e se estão fora dos planos, tem que ser negociados logo, e se ainda não foram, deve ser por dificuldades em encontrar interessados, e o Vasco não pode continuar com o elenco inchado e pagando salário pra quem não vai fazer parte do dia a dia do clube.

Além disso, vemos mais os atletas de base treinarem e com a quantidade de atletas no elenco, são difíceis as chances para eles mostrarem seu valor, casos de Marlone e Romário. Na reta final do Campeonato Brasileiro de 2012 e em alguns jogos do início do ano eles puderam entrar e mostraram alguma qualidade, mas depois foram sendo aos poucos deixados de lado. Sou favorável a empréstimos para que eles possam ser titulares e voltem mais maduros, Marlone certamente seria titular em outro clube, já Romário pode ir para o exterior, não foi para a China por conta de discordância do empresário do meia Davi, que não concordou com a vinda dele para o Vasco. Novos ares fariam bem a Romário e Marlone, o primeiro está fora dos planos da comissão técnica, e se o segundo ficar apenas treinando e não relacionado, será pior para o atleta, por isso acho que poderia Marlone ser também emprestado.

E Fábio Lima? Só teve chance contra o Tupi, depois não mais foi utilizado. Foi dito tantas vezes que foi por opção técnica de Paulo Autuori, mas  seu passe não fora antes fixado para que o Vasco tivesse prioridade na aquisição. O ex-diretor René Simões chegou a tratar pessoalmente com os dirigentes do Atlético Goianiense sobre o assunto e se esperava alguma solução, mas a demissão de René foi oficializada na última sexta-feira e mais nada se ouviu falar.  Foi mais uma lambança cometida por René, que a maioria viu qe não deu certo no vasco, e só agora o presidente Roberto Dinamite admitiu. René tentou, fez o seu melhor, mas a vida tem que seguir, e agora Ricardo Gomes tem isso e outros abacaxis para descascar.

 

Ricardo Gomes

 

Ontem foi oficializado, e começou um novo ciclo de Ricardo Gomes no Vasco, agora como diretor de futebol do clube, função de grande responsabilidade e que contará com alguém que tem conhecimentos vastos de futebol e alguma visão de mercado.

Quando chegou ao Vasco, em 2011, muitos falaram que Ricardo não era treinador para o Vasco, foi dado tempo para ele poder trabalhar e também reforços e conseguiu dar ao clube e torcida um título inédito e resgatou o sentimento de orgulho dos vascaínos. Agora, é questionada sua escolha para diretor de futebol, a pessoa encarregada pelas contratações. Conhecimento ele tem, competência também, mas sem dinheiro, fica difícil se pensar em montar um time competitivo.  Que Ricardo possa dar certo, e que o Vasco continue se arrumando, podendo dar o suporte que Ricardo precisa e que um Vasco decente seja montado.

 

Encerramento

 

O anúncio de 3 reforços animou a torcida, assim como a possibilidade de acerto com 2 patrocínios, mas não podemos esquecer que ainda são possibilidades, a diretoria está em silêncio e a cada dia a gente espera por um acerto com a Receita Federal para que as assinaturas sejam feitas.

Novos parceiros são vitais, que o Vasco de fato acerte e possa se tornar viável novamente, e o técnico Paulo Autuori segue acreditando na diretoria, o que não acontece entre a torcida. Que realmente em julho o Vasco esteja respirando e que possa haver um ambiente menos conturbado nos corredores em São Januário.

Obrigado a todos, tenham um ótimo fim de semana. SV!

 

Cesar Augusto Mota


Twitter: @rasecmotta11

E-mail: rasecmotta@uol.com.br

 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Uma pausa necessária!!

Amigos, bom dia.

E o campeonato parou de novo em virtude da realização da Copa das Confederações. Mais trinta dias de pausa para que os clubes possam treinar, jogar amistosos, contratar jogadores.
Falando especificamente do Vasco, acredito que esta parada seja bem importante. O nosso time é extremamente fraco e com a chegada dos novos reforços, será preciso tempo para que eles sejam regularizados e comecem a se entrosar com os novos companheiros. Se não me engano, a janela de transferências será aberta no fim de junho. Não é uma informação oficial. Quem souber algo mais concreto e puder me ajudar...

Estão chegando Montoya, Rafael Vaz e Reginaldo(?????). Estes estão acertados e se apresentam ainda esta semana. Outros 
devem chegar. Acredito que a prioridade total será a vinda de um goleiro que passe segurança ao time. Com todo o respeito ao Michel Alves, mas ele não tem a mínima condição de ser titular num clube grande. É um bom reserva e PONTO.
Não sei quem poderia assumir este posto. Eu tentaria o Gomes, que está no Tottenham da Inglaterra. É reserva e tá doidinho pra voltar ao Brasil. Se for viável financeiramente, acho uma boa.

Ainda precisaríamos de mais um zagueiro, um lateral esquerdo (Dieyson não dá) e mais um meia. Vamos ver o que será possível buscar no mercado. Nossa situação não permite sonhar com grandes nomes, mas, se quisermos passar o ano sem sufoco, precisaremos investir um pouquinho.

Sobre os reforços que chegam esta semana, o que mais gera expectativa é o garoto colombiano Montoya. Dizem que é um belo jogador e que tem tudo para fazer sucesso por aqui. Meia-atacante habilidoso, rápido e com boa visão de jogo. Parece não ter boa finalização e pecar um pouco pelo excesso de individualismo, mas vamos esperar para vê-lo em campo.

O Rafael Vaz é um zagueiro de bom porte físico, certa técnica e que costuma fazer uns golzinhos. Em clubes pequenos/médios têm se destacado. Se conseguir jogar desta mesma forma num time grande, pode render.
Não tenho o que comentar sobre o Reginaldo. Nunca vi jogar. Fez carreira na Itália e já esta com 29 anos. Que seja uma grata surpresa.

Rezemos para que esse bendito acordo com a Fazenda saia logo, que novas receitas entrem no clube e que os salários possam ser pagos em dia...

Que esta semana seja bem positiva. Estamos no aguardo de ótimas notícias!!!

Vasco x Bahia

Após a vitória contra o Galo na quarta feira passada, a expectativa era de novo triunfo diante do Bahia, sábado. Infelizmente não foi o que aconteceu. Ficamos no 1 a 1 e fechamos essa primeira parte do Brasileirão com sete pontos e a 9ª colocação.

O jogo foi bem ruim. Duas equipes limitadíssimas que brigaram muito pela bola e com a bola! Maltrataram demais a “criança”.
O primeiro tempo foi um pouquinho melhor. O Vasco tomou um gol logo no início após uma pane geral da zaga, mas empatou num pênalti inexistente sofrido pelo Carlos Alberto. O próprio bateu e deu números finais à partida.
O Bahia ainda teve um jogador expulso no segundo tempo, mas o Vasco não soube aproveitar o fato de ter um homem a mais em campo por mais de trinta minutos e pouco criou. André, que fez sua estréia no time, acertou a trave numa cabeçada.

O resultado acabou sendo justo. A equipe treinada pelo Crsitóvão se mostrou bem organizada.

O Vasco terá o Internacional como próximo adversário. Mas isso só em julho.

René Simões

E durou muito menos do que se esperava a passagem de René Simões no Vasco. Nosso ex-diretor executivo acabou morrendo pela boca. Falou mais do que devia em algumas oportunidades e pagou muito caro por comprar “briga” com um ídolo da torcida. Aliás, neste episódio Felipe, além de ganhar a antipatia de boa parte do torcedor vascaíno, também acabou criando um clima nada agradável com a jornalista que fez a reportagem do caso. Isso certamente o prejudicou.

Não vou analisar suas contratações. Sem dinheiro algum, fez o que achou o certo. Errou mais do que acertou. Era um risco que corria, mas tentou.

Na minha opinião, se quiser continuar na nova função, terá que mudar algumas coisas. Uma pena que tenha dado errado. Gostei da sua contratação, confiei na sua capacidade. Achei que o Roberto tinha acertado ao escolhê-lo como novo executivo de futebol. Pelo jeito, errei feio!
Paciência.

Agora teremos no cargo Ricardo Gomes.
Não tenho muito a comentar. Não tem experiência alguma  na função, mas pode dar certo! Torço muito por isso.
Ricardo é uma figura ímpar no meio do futebol. Que  tenha muito sucesso nessa nova empreitada na carreira.
O vascaíno estará sempre ao seu lado.

Amigos, tenham uma ótima semana.
Saudações Vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Coluna do Mauro Bremer – Preocupações!


Olá amigos,

Tormenta financeira
Vivemos um dos piores início de ano dos últimos tempos e o mais preocupante, sem muitas perspectivas de melhora.  Não me refiro apenas ao time, mas sim pelo momento vivido no Clube, politicamente falando.
É até cômodo para a imprensa que cobre o dia-a-dia do clube, blogueiros ou simples escritores de final de semana, assim como eu, sentar na frente de seus aparelhos e “descer o sarrafo” por mais uma derrota sofrida em campo, falar mal de A ou B, mas sem saber o motivo ou a origem de todos os problemas. Já para um torcedor apaixonado pelo clube e pela instituição, categoria que também me encaixo, é extremamente doloroso.
Que o nosso time é fraco, limitado e horroroso em algumas ocasiões já sabemos, mas, e como chegamos a isso? Para mim a resposta é simples: esta Diretoria nos levou a tal situação. Só isso. Certamente, alguns irão esbravejar dizendo que sem dinheiro não há contratações, que a culpa é da gestão anterior, por deixar os cofres vazios e com enormes dívidas, etc. Estes argumentos não me convencem pois se um administrador tiver competência e acima de tudo credibilidade, certamente seria mais fácil contornar tais problemas.
Tento, sempre que possível, acompanhar as entrevistas do Presidente antes de tirar conclusões precipitadas ou agir no “calor da hora” e, quando consigo, vejo uma pessoa perdida que sequer consegue responder a perguntas simples. Suas táticas, comum a pessoas desesperadas ou despreparadas, é sempre em responder fazendo outra pergunta. A verdade é que a gestão do Sr. Roberto é pífia, fraca e beira o amadorismo, algo que tenho absoluta certeza todos querem combater, seja no futebol ou na vida.
E o pior já passou? Infelizmente não, acho que ainda está por vir. Após ler a coluna do amigo Jorge Veríssimo, conselheiro do clube, utilizo algumas de suas palavras para embasar ainda mais minha afirmação: Qual juiz iria suspender a total penhora das receitas Clube, sem ter alguém com credibilidade? Beiramos a falência se nada for feito. Urgentemente. Busquemos, então, um novo nome para a Presidência. Chega de Eurico, Dinamite, Peralta. Estou errado? Ok, respeito a todos mas mantenho minha opinião até que me provem o contrário!  
 
Renovação
Outro episódio que me tira o sono é a renovação do CA-19. Não acredito que ele escape impune, mesmo achando que é inocente. Agora, caros torcedores, imaginem a situação que isso poderia causar: renova-se o contrato do jogador, hoje o melhor que temos, e a seguir este é suspenso por até 2 anos, aumentaria o drama e rombo financeiro?   

É para empolgar?
Mas e a vitória sobre o Galo, sobre um dos melhores times da América, não vale de nada? Vale apenas e tão somente para amenizar um pouco as atuações anteriores, porém não podemos tapar o sol com a peneira, continuamos com um time limitado. O que eu vi ontem foi um pouco mais de vontade do time em campo, continuando assim, já será um grande passo para evitar a Série B!

Meu único alento é olhar para a tabela e ver times com maior investimento do que o nosso, beirando as últimas posições. Justificar isso perante suas torcidas deve ser mais difícil ainda. Cada um com seus problemas, mas que o futebol está cada vez mais nivelado por baixo, disso não tenho dúvidas.     

Abraços e até a próxima!
Mauro Bremer – @maurobremer