Cristiano Mariotti

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Não jogo a toalha!!




Olá, amigos.

Tá cada vez mais difícil escrever algo sobre este momento que estamos passando. Tento encontrar as palavras certas que possam expressar a minha confiança na recuperação deste time, mas elas teimam em fugir. É muito duro voltar a sentir aquela sensação horrível. Nossa...
Vou tentar colocar aqui todo o meu sentimento de torcedor, toda a minha fé. NÓS VAMOS SAIR DESSA!!

Amigos, ontem, logo após a partida contra o Bahia, abri meu twitter e vi muita gente jogando a toalha. Confesso que bateu aquele aperto no peito, aquela tristeza que só um torcedor apaixonado sente.

Ver a torcida do seu time desistindo tão cedo me deu um certo medo. Medo de que ela passe a não apoiar mais esses jogadores que, hoje, infelizmente vestem a nossa camisa. Aliás, nem quero pensar que isso possa acontecer. Quero ter a ABSOLUTA certeza de que as arquibancadas de São Januário, Maracanã, ou qualquer outro estádio onde formos jogar, estarão lotadas de torcedores que apoiarão incessantemente o clube que tanto amamos e sofremos.

Se abandonarmos o barco agora, acabou. O momento, MAIS DO QUE NUNCA, é de abraçarmos este time até o fim!
Estamos machucados, desconfiados, envergonhados de vermos o Vasco passar por todo um processo de “apequenamento”. Sim, é inadmissível ser rebaixado duas vezes em cinco anos. O que tem sido feito dentro do clube não pode ser tratado de forma natural.

Conheci o Vasco como UM GIGANTE e vou morrer com este sentimento, mas não tenho duvidas de que as pessoas que, hoje, comandam o clube não sabem o seu real tamanho.
Permitir que cheguemos a esta situação novamente é inacreditável. Como falei acima, prefiro ter fé de que reuniremos todas as forças necessárias para suplantarmos este árduo obstáculo que está na nossa frente.

Meu título da coluna é: Não jogo a toalha. E vou assim até que se esgotem todas as possibilidades matemáticas.
Faltam 14 rodadas. Serão 14 decisões onde espero ver estes caras comendo grama, saindo de campo extenuados, suando sangue por esta camisa que representam. Não vou admitir moleza, gracinha, egoísmo.
E para que possamos exigir destes jogadores tudo isso, a diretoria terá que colocar salários em dia. Se continuar com essa de “amanhã pago um mês e resolvo o restante na próxima semana”, adeus Série A. Os caras vão continuar de corpo mole. Sim, acredito MUITO em corpo mole quando os salários estão atrasados.

Teremos dois meses tensos, complicados e IMPORTANTÍSSIMOS na vida do clube. É hora de união, comprometimento e dedicação extrema.
Quinta feira essa batalha terá seu “início”. Não se admite outro resultado que não seja a vitória contra o Internacional, em Macaé. Precisamos recuperar a confiança. Estamos dois pontos atrás do 16º colocado. O problema que esse adversário direto é o São Paulo, que tem elenco bem superior ao nosso. Além disso, Ponte, Portuguesa, Flamengo e Vitória estão ganhando seus jogos.

É aquilo. Se fizermos a nossa parte, não cairemos. Dos 42 pontos que serão jogados, precisaremos de 21. Aproveitamento de 50%. É algo bem difícil, mas possível.
Numa rápida projeção otimista destes 21 pontos:

Internacional(Casa) – 3 pontos
Flamengo(Neutro) – 1 ponto
Fluminense(Neutro) – 1 ponto
Criciúma(Fora) – 1 ponto
Goiás(Casa) – 3 pontos
Botafogo(Neutro) – 0 ponto
Ponte Preta(Fora) – 1 ponto
Coritiba(Casa) – 3 pontos
Santos(Casa) – 3 pontos
Grêmio(Fora) – 0 ponto
Corinthians(Fora) - 0 ponto
Cruzeiro(Casa) – 1 ponto – Cruzeiro já campeão, espero.
Nautico(Casa) – 3 pontos
Atlético-PR(Fora) – 1 ponto

Será que é algo tão absurdo assim? Acho que nem fui tão parcial, né? São 21 pontos viáveis, amigos.
Por isso peço que TODOS compareçam aos jogos e que incentivem do primeiro ao último minuto de jogo.
Temos que fazer a nossa parte e torcer para que os jogadores façam a deles.
E rezar pro nosso técnico inventar o menos possível. SIMPLIFICA, Dorival!!

Vamos à luta, Vascão!! Sempre ao seu lado até o fim!!!

Bahia x Vasco

Resultado injusto. Merecíamos a vitória. Jogamos melhor boa parte do jogo e perdemos chances reais de gol. No último minuto, inclusive, Edmilson desperdiçou chance clara, mas méritos pro goleiro Marcelo Lomba. Defesaça.  Esse rapaz é muito bom. Vem se destacando no time baiano há bastante tempo.
Infelizmente deixamos estes dois pontinhos preciosos na Bahia.

No jogo, destaco o Pedro Ken e o Jomar. O primeiro parece ter achado sua real posição. Fez sua segunda partida como volante e tem demonstrado bom poder de marcação e qualidade na saída de bola.
Já o menino Jomar segue encantando o torcedor. Seguro, sereno, firme. Zagueiro que não brinca em serviço e que dá sinais claros de que terá um futuro bem interessante pela frente.

P.S: Saiu a notícia de que o Vasco está contratando o bravo Francismar, do Boa Esporte. A diretoria só pode estar de sacanagem com a gente. 29 anos de idade e sucesso NENHUM no mundo da bola. Ok!!
Deve ser a solução dos nosso problemas.
Ah, vai te catar...

Abraços e Saudações Vascaínas.
E que os deuses do futebol estejam ao nosso lado.

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve










quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Vamos enfim deslanchar?



Olá, amigos vascaínos!

Espero que esta noite esteja sendo mais agradável para cada um de vocês, mas a anterior foi para se esquecer. Mais uma vez vimos uma derrota do vasco, os problemas são os mesmos, os protagonistas dos erros também, e foi a quinta derrota seguida. Antes do jogo de domingo, falemos um pouco dos últimos acontecimentos.

Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil

As duas últimas derrotas, contra Vitória e Atlético Mineiro, foram terríveis, na primeira a vitória estava na mão, e na segunda, o time permaneceu na zona de rebaixamento. Sabemos e não cansamos de falar que do meio pra frente estamos bem, mas não temos volantes marcadores e a zaga bate cabeça. Até quando Dorival insistirá com Cris? Será que enxergará que Pedro Ken não marca, é lento e não é bom na armação? Por que Willie no banco?
Eu e a maior parte dos vascaínos está insatisfeita com o trabalho de Dorival Júnior e com a atuação do grupo, falta técnica, o psicológico está abalado, os salários ainda atrasados, mas soluções têm que aparecer e esse marasmo tem que ter fim, não dá mais para aturar o time nas últimas posições, tampouco ver em campo jogadores como Cris, Pedro Ken e Michel Alves.
Na partida de ontem, vimos um Vasco mais disposto, jogando com maior intensidade e objetividade, mas a zaga ainda não foi corrigida e um dos grandes vilões mais uma vez deu o ar da graça: Cris. O inconstante zagueiro errou inúmeros passes e foi penalizado em um lance, no qual foi marcado pênalti. Olhando para o lance, não vi intenção dele em colocar a mão na bola, e durante o jogo se viu jogador adversário fazer isso e nada ser marcado. Não é chorar arbitragem, mas apenas uma constatação, em inúmeros lances a favor do Vasco a arbitragem não marca. Mas tirando isso, deu pra ver que o Vasco melhorou, mas que a zaga e o gol são nossos maiores problemas, e o chute que deu origem para o segundo gol era defensável.
Martelei muito no Cris, mas outro que é perseguido pela torcida, e com razão, é o goleiro Michel Alves. Em quase todos os chutes de fora da área ele rebate, não mostra segurança e erra nas saídas de bola. Já tinha falhado, foi barrado e, de volta, voltou a errar. Não é possível que o vasco não tenha conseguido achar um goleiro confiável este ano e convivermos com o fantasma do rebaixamento.
Acho até temerário colocar o goleiro Jordi, não entra agora por estar lesionado, mas a situação do Vasco é tão desesperadora que acho que ele vai acabar ser lançado ainda este ano mesmo. Se ele mostrar o que vem jogando na base, seria um enorme reforço pra gente, e demonstra o garoto personalidade e não se esconde. Tomara que não sinta o peso quando a oportunidade chegar.

Liberação de emissão de CND’s

Um importante acontecimento veio ontem, com a liberação pela Desembargadora do TRF da 2ª Região em dar provimento ao Agravo de Instrumento Interposto pelo Vasco para que as Certidões Negativas de Débito referente a dívidas com a Fazenda Nacional fossem emitidas. Foi um grande passo, mas ainda temos que esperar as certidões, mas se agora há o aval para emissão, temos a certeza de que vem um final feliz. E que não pare por aí, que o contrato com a Caixa renda muito ao Vasco, que as obrigações junto a Fazenda sejam honradas  e que a casa seja posta em ordem.
O problema de salários atrasados é o maior inimigo do Vasco, não receber por 3 meses não é pra qualquer um, e, querendo ou não, atrapalha o rendimento dos atletas em campo e mexe com a cabeça de funcionários que recebem salário mínimo e tem família para sustentar. Que realmente dias melhores voltem e ares de tranquilidade possam ser respirados e São Januário.

Danilo

Infelizmente mais uma jovem promessa está deixando o Vasco e indo para o exterior. Danilo, de apenas 17 anos e um dos destaques na conquista da Taça BH teve seus direitos comprados por empresários portugueses e deve atuar no Braga. O Vasco não pode sempre se utilizar da venda de seus atletas para saldar dívidas, ainda mais de um quadro com mais de 600 funcionários e pagar salário de atletas como Robinho, André Ribeiro, Edmilson, e outros. Isso é reflexo dos desmandos, da falta de uma gestão administrativa competente e, principalmente, planejamento. Se tivermos uma administração consistente, com pessoas sérias e comprometidas com a instituição e uma situação financeira estável, não seria necessário recorrer para a venda de jogadores para se cumprir com as obrigações correntes.
Que Danilo seja bem sucedido na Europa e que o Vasco siga revelando grandes jogadores e consiga segurá-los por mais tempo, prepará-los para arrebentar no profissional e ter um maior lucro com uma futura venda. Sorte ao garoto.

Encerramento

Não poderia deixar de encerrar esse texto parabenizando e exaltando esse movimento dos atletas por um calendário mais enxuto e mais sensato para o ano que vem. É um absurdo o que faz a CBF, com um Campeonato Brasileiro que obriga os clubes jogarem a cada 3 dias e que pretendia reduzir a pré-temporada em 2014, seria absurdo se houvesse apenas 4 dias de preparação antes da nova temporada iniciar.
Com uma pré-temporada bem definida, uma tabela, seja de Estadual ou Nacional bem organizadas, teremos jogos de nível técnico maior, jogadores mais bem preparados e jogos com muitos gols. Que os 75 atletas que vão conversar com a CBF se mantenham firmes no propósito e que a reunião traga resultados, e com um calendário mais justo, o futebol brasileiro agradece.
Obrigado a todos, boa noite e ótimo fim de semana!

Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Mais preocupações à vista



Olá, amigos vascaínos!

Queria eu estar mais animado nesta quinta-feira e mais aliviado após a partida de ontem para falar com tranquilidade com vocês sobre o atual panorama do Vasco no Campeonato Brasileiro, mas a situação na tabela se complicou mais, agora com 3 derrotas seguidas e os outros vencendo. Falemos a seguir.

Campeonato Brasileiro

Quando as derrotas acontecem, o discurso é sempre o mesmo, de que falta sorte, que o Vasco vinha bem nas partidas, que tinha maior volume de jogo, maiores oportunidades criadas, mas não conseguia finalizar, mas falta muita coisa, principalmente talento.
Vejamos, durante o segundo tempo vimos a entrada de Tenório, Edmilson e Montoya, 3 jogadores que nada estão acrescentado aos jogos e estão saindo aqueles que estavam dando gás ao time, como Marlone, Dakson e André. Alterações erradas e que prejudicam o andamento do jogo, como ontem, saíram Dakson e André para entrar Tenório e Edmilson, ficamos sem poderio ofensivo e a articulação de jogadas ficou prejudicada, Juninho esteve sobrecarregado e a equipe bastante desorganizada, o Reizinho não poderia fazer tudo em campo.
A postura ofensiva e a garra demonstradas na primeira etapa nos davam a impressão que o Vasco conseguiria respirar na rodada e se animar para as próximas, mas a equipe foi covarde no segundo tempo, voltou recuada para garantir a vitória magra e foi justamente castigadas no fim. Uma equipe que luta contra o rebaixamento não pode se dar ao luxo de colocar dois jogadores que não sabem marcar, como Pedro Ken e Wendel, e deixa a zaga desprotegida, e tirar no segundo tempo um jogador que vinha ajudando e muito bem Juninho na criação, após a substituição de Dakson o Vasco perdeu o poderio ofensivo e as sucessivas bolas rifadas e as dificuldades na marcação chamaram o Vitória para o jogo, fora a postura do técnico adversário, que tirou um volante e colocou mais um atacante, o time baiano foi pra cima, mesmo atuando fora de casa e foi premiado com um bonito gol no ângulo.
Se Dorival está mexendo errado, também falta qualidade técnica a muitos jogadores: Fillipe Soutto não consegue marcar, Wendel tampouco, Pedro Ken é lento demais e inoperante na armação, Montoya parece ainda não ter se adaptado ao futebol brasileiro e não consegue fazer nada em campo, Cris, esse nem precisa comentar nada, nem era para ter chegado ao Vasco, fora outros jogadores que prefiro não mencionar, pois a lista é extensa. Problemas sçao de ordem técnica e também da comissão técnica, Dorival Júnior está escalando errado e tem feito substituições equivocadas, e isso pode custar caro lá na frente.
Salários atrasados

Agora a promessa de pagamento de dois meses de salários é de pagamento na semana que vem, isso dito pelo diretor-geral, Cristiano Koehler. Será que desta vez vai? É uma questão chata, que vem desgastando a todos e que vem causando sérios desconfortos no elenco.
No início da semana, o ex-presidente Eurico Miranda disse em entrevista que o zagueiro Rafael Vaz estava insatisfeito pelos salários estarem em atraso e queria entrar na Justiça do Trabalho para se desvincular do clube. Além disso, o lateral-esquerdo da Ponte Preta, Rodrigo Biro, teria se assustado com o atraso nos pagamentos e desistiu de ir para o Vasco na troca por Fellipe Bastos. Antigamente, jogadores faziam questão de defender o Vasco, hoje a realidade é dura, jogadores se recusando a ir para o futebol carioca preocupados em não receber.
Os atrasos nos vencimentos seriam o maior problema e estariam afetando o elenco, além da baixa qualidade técnica de vários atletas. As inúmeras promessas de que os valores serão pagos e nada acontecer mexem com os brios de todos, é certo que a direção se movimenta para resolver, mas enquanto isso não for concretizado, o ambiente seguirá ruim, e esperamos que a situação no Campeonato Brasileiro não piore.

Encerramento

Eu não encerrarei esta coluna dizendo que as Certidões Negativas de Débito saiam logo, pois não se sabe quando essa novela vai acabar, há processos burocráticos que emperram a emissão, e garantias que a diretoria tem que comprovar à Justiça e se enrola,o melhor é não mais criar expectativa e esperar, e sem perder o otimismo.
A torcida sempre faz sua parte, lota São Januário, canta, grita, empurra o time, faz de tudo para o time render, mas não se vê a equipe render. Um choque precisa ser dado, algo novo precisa ocorrer para motivar esse elenco, senão as coisas saem do controle de vez, e não queremos isso, o Vasco não merece isso.
Obrigado a todos, tenham um bom  fim de semana e que o Vasco faça um jogo melhor contra o Atlético Mineiro e obtenha um resultado positivo.
Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Uma teimosia que pode nos custar muito caro



Amigos, bom dia.

Não vou me alongar muito nesta coluna de hoje. Serei mais direto. Aliás, isso aqui será mais um desabafo do quem um texto equilibrado.
Se o nosso treinador continuar a repetir as cagadas que tem feito, teremos um fim de ano tenso.
Sua insistência com certos jogadores já chegou ao limite. Ninguém agüenta mais ver Diogo, Cris, Yotun, Wendel, Soutto, Ken e Edmilson neste time. NINGUEM.

Se é para apostar em algo, que seja na molecada. Tá na cara que estes infelizes nos levarão para o buraco.
Temos a pior defesa deste Brasileiro, amigos. Vocês sabiam que NUNCA um time que teve a pior defesa conseguiu escapar da segundona? Pois é. E o mais impressionante é que NADA é feito para mudar este quadro. O “goleirão” é uma piada; Cris não existe; Yotun é uma avenida; Na proteção à zaga, Abuda caiu muito de rendimento; Felipe Soutto pode ser tudo, menos volante; Wendel ainda não descobriu sua função em campo e Pedro Ken se pergunta até hoje como se tornou jogador de futebol.
Edmilson virou xodó do técnico e Tenório tem uma séria dificuldade com a bola.
O que fazer diante de tamanha teimosia?

Na minha opinião, a resposta é: SIMPLIFICAR. Mas esta palavra não faz parte do vocabulário do Sr. Dorival Jr. Todo jogo tem uma invenção, uma nova bobagem. Impressionante.

Quarta-feira perdemos para a Portuguesa. Derrota que dá para colocar 100% na sua conta. Barrou Henrique, inventou um meio de campo com Abuda, Wendel e Soutto e errou em TODAS as substituições.
Ontem contra o São Paulo, resolveu insistir com o tal Felipe Soutto. O infeliz conseguiu errar TUDO. Todo mundo sabe que este rapaz não marca ninguém e tem um índice elevado de passes errados. Tava evidente que não ia dar certo. Só o Dorival não enxergava o óbvio.
Ainda no primeiro tempo do jogo, tomamos um gol onde o próprio Soutto permitiu que o zagueiro são paulino subisse sozinho e testasse no ângulo do “goleirão”.

Desesperado, nosso treinador tirou Abuda e Willie no intervalo e lançou Reginaldo e Dakson. Começou, então, uma pressãozinha que pouco surtiu efeito. Assustamos o Rogério Ceni em um ou dois lances.
O time era uma desorganização tremenda. No meio disso, Diogo Silva, aquele que é endeusado pelo Carlos Germano, protagonizou lance bisonho e deu de bandeja o segundo gol do time paulista.
O desespero, que já era enorme, chegou ao seu limite. Dorival tirou o vaiado e inoperante Felipe Soutto e colocou o bravíssimo Tenório. Resultado: NADA!!

Tenho pena de ver o bom Marlone surgindo num momento tão complicado. O garoto mostra a cada jogo que tem bola e que pode se tornar um belo jogador. Jomar é outro que tem demonstrado uma personalidade incrível. E olha que ele tem ao lado o atabalhoado Cris, hein?
Tá tudo dando errado, amigos. A fase é ruim, o técnico não ajuda e o Z4 já é uma realidade.
Sei que ainda faltam 17 rodadas e há tempo suficiente para sairmos dessa situação, mas só de imaginar voltar a passar por todo aquele sofrimento de 2008 já bate um desânimo, uma sensação ruim...

Volto a falar. Se o Dorival fizer o simples, sairemos dessa situação. E é bom ele parar com esse papo repetitivo de que o time vem jogando bem. Tá querendo enganar quem, cara pálida?
É preciso dar um jeito nessa defesa. Que ele escale dois volantes de contenção e volte com Rafael Vaz ao lado do Jomar na zaga. Henrique precisa voltar imediatamente da seleção sub-20 e assumir a lateral esquerda. Enquanto não corrigirmos esse setor defensivo, seguiremos perdendo e rondando a parte mais temida da tabela.

Goleiro, Fagner, Jomar, Vaz e Henrique; Abuda, Baiano, Juninho, Marlone; Willie e André.
Dá pra ser??

E só pra fechar: André ta começando a irritar. Se voltar a ser aquele jogadorzinho insosso e preguiçoso do Santos 2012/13, vai pegar o banquinho já já.

Quarta feira contra o Vitória é ganhar ou ganhar. Qualquer outro resultado será considerado uma tragédia.
E não venham me chamar de apocalíptico. Estou sendo realista. Chega de passar a mão na cabeça de treinador limitado.

P.S: Esse Diogo Silva tá de sacanagem com a gente? Já falhou um monte de vezes, jamais assumiu seus erros e tem um costume idiota de criticar o torcedor. Ah, vá te catar, garotão!!!

Abraços e Saudações Vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve